As Tranças De Bintou
Trabalho Escolar: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suellyfreitas • 26/4/2014 • 1.769 Palavras (8 Páginas) • 210 Visualizações
1. SÍNTESE REFLEXIVA
O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual , enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiencias cientificas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornão-se um apoio para a pratica educativa.
Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um elo entre as matérias a serem ministradas é e preciso conhecer o conceito cientifico que se encontram embutido nas diversas disciplinas , com isso possa desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas.
A matemática , a musica, a literatura , as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança, seja na parte motora, o raciocínio , as expressões , com esse desenvolvimento estimula a criatividade e promove a integração do saber . Percebe-se através do texto que em cada disciplina
a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas. Quando você estimula a criança a recontar um estoria que antes já foi contada, atraves de desenhos, você permite que essa criança use a sua memoria , a sua criatividade e assim você estimula as lembranças e sensaçoes com o aprendizado.
No texto “As Tranças de Bintou, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva . A História nos fala sobre uma criança que tem preconceitos em relação a si própria, pois ela não agrada de seu cabelo, não gosta do penteado que é feito todos os dias, tem o sonho de ter tranças, tem o desejo de ficar parecida com as mulheres que ela admira. anseios que surgem no processo de crescimento e é confrontado com a cultura e costumes na aldeia na qual ela vive , porém vive e uma aldeia em que existem tradiçõesa serem seguidas como lei e que nos leva a entender que a estória se passa em uma aldeia localizada na África , mostra que as formas culturais de se criar as crianças dependem do meio em qual ela vive.
Fazendo um paradoxo entre a estoria e o texto proposto podemos observar que no inico da narrativa bintou já começa a mostrar o seu descontentamento em relação ao seu cabelo , pois ela almeja tranças, mas que em sua aldeia não é permitido para crianças. Ao se trabalhar com a literatura você proporciona
a ela a recriação dos fatos e sentimentos que se passa em seu meio.
Durante a infancia trazemos conosco as sensações , as lembranças, as emoções, os cheiros que nos agrada , por isso o educando ao explorar essas areas faz com que a criatividade seja aflorada.
A História permite a exploraçao de conteudos sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, as tradição, oque são permitidas a elas naquela cultura, fazendo uma comparação entre as nossas crianças , pois aqui cada vez mais elas tem acesso a diversas areas de conheciemtno e são cada vez mais influenciadas ao consumismo.
Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, trabalhar a diversidade em relação ao cabelo, pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, utilização de pinturas e cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.
Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados, o que requer esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.
Abordar a história com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando-os à pesquisa e conversas sobre os temas; verificando os conhecimentos prévios, relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos, além do uso de diferentes recursos. Por meio de vivencias concretas facilitando o processo de descoberta e preparando-os para vivencias futuras..
Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.
Para a área de Sociedade e natureza: promover um desfile com a turma, tendo como objetivos, trabalhar a diversidade, debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade. Solicitar previamente que as crianças tragam roupas que elas utilizem no dia a dia, pentes, escovas para cabelo, enfeites, etc. Organizar a turma para assistir ao vídeo “As Tranças de Bintou”. Promover um debate sobre as diferenças de cada um, ao final organizá-los para o desfile com diferentes vestimentas, penteados, etc. Avaliar observando a participação, interesse e execução das atividades.
Para a área de Artes: Confecção de chocalhos com garrafas de pet vazias, tendo como objetivo o desenvolvimento da potencialidade criadora,, trabalhar a musicalidade e as cores, o som produzido. Levar para a sala um chocalhos, pedrinhas coloridas e texturas diferentes, cola, tinta, tesoura, pets vazios ,etc. Ao contar a história destacar o instrumento a ser explorado, fazendo a socialização do tema. Apresentar o chocalho e permitir sua exploração (cores, som, forma) Organizá-los para confecção de seus próprios instrumentos utilizando as garrafas: pintando, colocando as pedrinhas la dentro ,colando, desenhando e experimentando sensações. A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, interesse, interação e assimilação dos conteúdos.
Para a área de Alfabetização: Jogo de decifração de palavras com objetivo de trabalhar a leitura, a escrita e a oralidade. Organizar a turma em circulo para fazer a leitura da história “As Tranças de Bintou” em voz alta, pedir que eles recontem a história e destaquem algumas palavras; escreva-as em pedaços de papel e os coloquem em uma vasilha. Sortear uma palavra e brincar de brincadeiras de “FORCA” com as palavras sorteadas. Os alunos irão chutar as letras até decifrar a palavra.
...