Aspetos de organização e correção linguística
Ensaio: Aspetos de organização e correção linguística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulacosta • 31/1/2014 • Ensaio • 270 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
1.2. Os elementos linguísticos que evidenciam a distinção entre o passado e o presente são as formas verbais, o advérbio de tempo e as expressões temporais. Assim, a referência ao passado está marcada através das formas verbais no Pretérito Perfeito do Indicativo e do Pretérito Imperfeito do Indicativo, além da expressão temporal “Em tempos”. A referência ao presente é feita através da conjugação de verbos no Presente do Indicativo e o advérbio de tempo “hoje”.
2. O sujeito poético descreve-se como “lúcido” e “estrangeiro”, na primeira estrofe. Estes dois adjetivos são cruciais na caracterização do seu estado de espírito: a lucidez ou capacidade de a inteligência analisar o real associa-se ao sofrimento que o pensar ou a consciência traz ao sujeito poético; o “ser estrangeiro” traduz a incapacidade do sujeito poético se relacionar com os outros, mantendo distanciamento quer em relação aos outros quer em relação ao real.
3. A expressão transcrita associa, através da metáfora, a “alma” a “céu”, elemento que constitui o símbolo da felicidade. Através desta associação descreve-se a infância do sujeito poético como momento de extrema felicidade.
4. A evocação de uma infância feliz é o reverso de um presente pleno de tédio e de angústia criados pelo ato de pensar. Como não consegue regressar à infância, o sujeito poético fá-lo pela recordação. É importante manter-se agarrado à época feliz.
B – Tópicos
Aspetos de conteúdo – 18 pontos
Aspetos de organização e correção linguísticas – 12 pontos
*o desânimo do presente reenvia o sujeito poético para uma infância que se imagina feliz;
*a infância não é a vida vivida, mas a vida pensada pela imaginação;
*esse tempo é traduzido por meio de símbolos;
...