Atividades
Trabalho Escolar: Atividades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulasp123 • 26/2/2014 • 2.138 Palavras (9 Páginas) • 593 Visualizações
Pergunta 1
Quanto ao uso da norma culta, de acordo com o conteúdo referencial da unidade, podemos afirmar que:
a) deve ser usada em qualquer situação formal de comunicação, sendo a mais aceitável nesses contextos.
b) é utilizada somente na escola, não apresentando grande relevância nos demais contextos sociais.
c) prevalece frente às demais, pois é considerada a maneira correta em todas as situações comunicativas.
d) está restrita a determinados grupos de profissionais, que tiveram acesso a uma boa escolarização.
e) seu uso é predominante em algumas regiões do país, sendo pouco presente em outras, em que o acesso à comunicação é mais difícil.
.
0,2 pontos
Pergunta 2
Observe a tira e assinale a alternativa correta, sob o ponto de vista das variedades linguísticas:
http://expressodalinguagem.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
a) O pai da moça e o rapaz parecem usar variedades linguísticas diferentes na situação comunicativa.
b) Podemos observar que o pai da moça utiliza termos de acordo com uma norma de espaço físico para comunicar-se com o rapaz.
c) A variedade linguística usada pelo rapaz mostra que ele pertence a um grupo profissional específico.
d) O rapaz utiliza uma norma de espaço físico, o que desperta a curiosidade do pai da moça com relação à idade do moço.
e) O uso do diminutivo “aninhos” mostra que o pai da garota não domina a norma culta da língua portuguesa.
.
0,2 pontos
Pergunta 3
"Ali, por entre a folhagem, distinguiam-se as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar na sombra dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha, ferida pela luz do sol. Era uma onça enorme; de garras apoiadas sobre um grosso ramo de árvore, e pós suspensos no galho superior, encolhia o corpo, preparando o salto gigantesco."
No trecho anterior, extraído do romance O guarani, de José de Alencar, destaca-se um o estilo descritivo da literatura nacionalista do século XIX. José de Alencar desenvolveu uma literatura nacionalista, valendo-se de um vocabulário e sintaxe típicos do Brasil.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-de-alencar.jhtm
No trecho reproduzido, no que se refere à variedade linguística, é correto afirmar que:
a) Embora o texto retrate elementos presentes num cenário típico do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade culta, pois tanto a terminologia como a construção vale-se do cumprimento das regras previstas na gramática normativa.
b) Embora o texto retrate uma paisagem, a principal ação, ou seja, a caçada, é mostrada em linguagem conotativa, com o consequente predomínio da norma de grupos profissionais, sem, no entanto, deixar de lado a norma padrão.
c) Visto que o texto descreve uma paisagem do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade situacional, considerando que os termos utilizados são conhecidos e compartilhados apenas por grupos que conhecem a realidade e a terminologia empregada.
d) O texto resgata elementos naturais constitutivos de um cenário do interior do Brasil, sendo que a principal norma que o constitui é a variedade coloquial, pois, ao falar da onça, o narrador passa a descrever o comportamento do animal de modo poético, afastando-se desse modo da rigidez das regras previstas na gramática normativa.
e) O texto retrata uma paisagem do interior do Brasil e, portanto, a principal norma que o constitui é a variedade de espaço físico, pois a terminologia e a construção apresentam elementos típicos do falar regional.
.
0,2 pontos
Pergunta 4
"U, hum. Agora ter que aguentar esse bebo belzebu. O que é que ele me dá? Bolacha na desmancha. Porradela na canela. Eu era mais feliz antes. Quando o avião estrangeiro chegava e a gente rodava no aeroporto. (...) Casar tinha futuro, mesmo sabendo de umas que quebravam a cara. O gringo era covarde, levava para ser escrava. Mas valia. "
(FREIRE, Marcelino. Vaniclécia . In: Contos Negreiros. Rio de
...