Atps
Casos: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferlinyju • 15/6/2013 • 3.557 Palavras (15 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
CLEIA ROCHA SILVA RA: 429106
ELIZABETE COENE ROLON RA: 414663
EVA JARA SILVA RA: 434602
FERNANDA RODRIGUES ZAMPIERI DE MATOS RA: 406600
ZENILDA CHAVES ROMEIRO BOEIRA RA: 422054
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
TUTOR A DISTÂNCIA: Prof. Dr. LUIZ ROBERTO WAGNER
CAMPO GRANDE – MS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................03
1. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS............................04
1.1- Concepção de Leitura.................................................................04
1.2- Estratégias de Leitura.................................................................04
1.3- Leitura e a Produção de Sentidos...............................................05
2. GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA ÉPOCA ....................................................................07
3. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL...........10
3.1- Leitura Infantil ...................................................................10
3.2- Conclusão do texto ............................................................11
4. REFORMA ORTOGRÁFICA......................................12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................15
5.1-Gêneros textuais .................................................................15
6. CONCLUSÃO .............................................................16
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................17
INTRODUÇÃO
A disciplina de Língua Portuguesa abrange três práticas que, tradicionalmente, são encaradas de maneira individual: a leitura, a produção de textos e o estudo da gramática. A leitura é vista como exercício de compreensão, a escrita como expressão e a gramática como reflexão. Entretanto, essas práticas estão presentes no processo interativo, ao lermos, somos também co-produtores, pois o nosso conhecimento prévio, nos ajudam a entender, o sentido global do texto, já ao produzirmos um texto, somos necessariamente leitores desse. Para que se produza um texto de boa qualidade, se faz necessário o conhecimento da nova reforma ortográfica.
1. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
1.1-Concepção de Leitura
A importância da leitura, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões frequentemente discutidas. A partir dessa temática destacamos as seguintes perguntas: O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos: A língua como representação do pensamento - Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; Língua como estrutura ou como código - Nesta concepção, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando-lhe apenas, o conhecimento do código utilizado; Língua como interação autor-texto-leitor – A partir dessa ideia os sujeitos são vistos como autores/construtores sociais, sujeitos ativos que ao mesmo tempo em que constroem são construídos no texto. As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido.
1. Foco no autor: O texto é resultado de sua representação mental, cabe ao leitor “captar” os sentidos que o autor nos pretende informar.
2. Foco no texto: Leva em conta o sistema estrutural da língua como sistema, código, cabendo ao leitor identificar, reconhecer, decodificar os sentidos expressos no texto.
3. Interação entre autor-texto-leitor: A uma concepção interacional (dialógica) da língua.
Nessa perspectiva, a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
1.2- Estratégias de leitura
As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimentos da mesma forma.
Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativo, monótonos e difíceis, isso ocorre porque, na maioria das vezes, o indivíduo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática. Para incentivar ou despertar o interesse pela leitura, vejamos algumas maneiras que podem se tornar um facilitador à leitura.
Leitura em voz alta – Enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.
Exposição de pensamentos – É quando o leitor expõe o que está pensando a respeito do que lê, despertando o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.
Identificação dos fatores chaves – O leitor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, os personagens, as características e qualidades principais e passa a compreender qual o objetivo do texto e para qual tipo de leitor se destina.
...