COMO FAZER UMA ATA
Artigo: COMO FAZER UMA ATA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reizagraziele • 24/5/2014 • 894 Palavras (4 Páginas) • 493 Visualizações
Sumário
Introdução 2
Características de uma ata 3
Termo de abertura e encerramento de uma ata 4
Modelo de Ata 5
Conclusão 6
Bibliografia 6
Introdução
Uma ata é um registro escrito dos fatos ocorridos e das decisões tomadas em reunião, congresso, etc. É um documento elaborado pelo secretário, que durante a reunião vai tirando apontamentos, de modo a elaborar um texto prévio. Esse texto prévio, depois de aprovado pela Assembleia Geral, no final da reunião é o que corresponde à ata.
Características de uma Ata
Ata é um registro resumido, porém claro e fiel, das ocorrências de uma reunião.
• Não deve conter parágrafos;
• Números por extenso e, para facilidade na leitura, podem ser repetidos em algarismos entre parênteses;
• Escrito com caneta, sem rasura. As ressalvas devem ser feitas com:
1. “digo”- no momento da escrita (intensão, digo, intenção);
2. “em tempo” – quando o erro for somente percebido na hora de lavrar a ata (Em tempo: onde se lê ”aquilo”, leia-se “isso”), ou quando for necessário algum acréscimo de informação (Em tempo: na relação dos presentes, acrescente-se o nome do senhor José da Couves).
Termo de abertura e encerramento de uma ata
Termo de abertura.
Este livro contém cem folhas numeradas e rubricadas por mim, Fulano de Tal, e se destina ao registro de atas das reuniões ordinárias e extraordinárias do Condomínio do Edifício Sol e Mar.
O cabeçalho de uma ata deve conter algumas informações que são importantes para situar à mesma e facilitar a pesquisa posterior. O cabeçalho deve, portanto, apresentar a indicação da ata (título).
Ata número doze (12) Ata da sexta reunião ordinária dos membros do Conselho de Moradores do Edifício Sol e Mar.
A abertura de uma ata é outro ponto importante, deve apresentar o dia, a hora e o local da reunião, bem como as identificações das entidades reunidas, os nomes do presidente e do secretário e a finalidade da reunião. Outro aspecto importante é como fazer a relação nominal em uma ata de reunião.
Na relação nominal devem-se relacionar as pessoas que constam na lista de presença e que, de fato, compareceram à reunião. Exemplo: Estiveram presentes os seguintes membros do Conselho: Ariovaldo de Almeida, Berger de Souza, Carlos da Silva.
Em seguida, vejamos como registrar em ata a aprovação da ata da reunião anterior.
O senhor presidente solicitou a leitura da ata da reunião anterior. Após a leitura, como não houve emendas ou ressalvas, foi ela aprovada por unanimidade.
Além do que já foi dito, é importante saber como fazer o desenvolvimento do texto de uma ata. É importante “amarrar” bem o texto. Para isso, use algumas expressões que são fixas. Veja-as:
INÍCIO: Dando início à ordem do dia, o senhor presidente relatou (...).
FECHO: só acontece depois que todos os acontecimentos foram registrados. Nada mais havendo a tratar, o senhor presidente encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos. E para constar, eu, Felipe da Costa, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim, pelo senhor presidente e por todos os presentes.
Termo de Encerramento: Eu Fulano de Tal, presidente do Conselho de Moradores do Condomínio do Edifício Sol e Mar, declaro encerrado este livro de atas.
Rio
...