COMUNICAÇÃO E ECPRESSÃO
Pesquisas Acadêmicas: COMUNICAÇÃO E ECPRESSÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelaferraroni • 4/6/2014 • 1.269 Palavras (6 Páginas) • 341 Visualizações
Pergunta 1
Um texto bem escrito é um texto com boa organização de parágrafo. O tópico frasal é a ideia principal que sustenta o parágrafo. Observe o excerto, reproduza o trecho que é considerado o tópico frasal e justifique sua resposta:
“O desprestígio da classe política e o desinteresse do eleitorado pelas eleições proporcionais são muitos fortes. As eleições para os postos executivos é que constituem o grande momento de mobilização do eleitorado. É o momento em que o povão se vinga, aprovando alguns candidatos e rejeitando outros. Os deputados, na sua grande maioria, pertencem à classe A. É com os membros dessa classe que os parlamentares mantêm relações sociais, comerciais, familiares. É dessa classe com a qual mantêm maiores vínculos, que sofrem as maiores pressões. Desse modo, nas condições concretas das disputas eleitorais em nosso país, se o parlamentarismo não elimina inteiramente a influência das classes D e E no jogo político, certamente atua no sentido de reduzi-la.” (Leôncio M. Rodrigues)
Disponível em: http://www.cesumar.br/lyceump/aonline/nivelamento/material/apostila_ptg.pdf Acesso: 06/05/2014
Sua resposta deverá ter entre três e seis linhas e será avaliada a partir dos seguintes critérios:
• A resposta destaca e reproduz o tópico frasal correto.
• A justificativa dada à seleção do tópico frasal indicado é adequada..
• A resposta está redigida de forma coesa e coerente, com boa organização de parágrafo.
• A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa.
Pressione Tab para acessar o editor de conteúdo. Para a barra de ferramentas, pressione ALT+F10 (PC) ou ALT+FN+F10 (Mac).
Arial
3 (12pt)
Parágrafo
Família de fontes
Tamanho da fonte
Caminho: p
Palavras:0
2 pontos
Pergunta 2
Leia o texto abaixo:
Lasar Segall: um museu de portas abertas
É bem provável que grande parte dos frequentadores de museus no Brasil não procure voluntariamente essa instituição cultural. Ao contrário, as visitas a museus, no Brasil, parecem estar invariavelmente associadas a trabalhos e obrigações escolares, em excursões "protegidas" por uma escolta de professores e funcionários em missão obrigatória. É compreensível então que, nessas circunstâncias, reste pouca simpatia de parte do estudante para com o acervo dos museus; o resto dessa disposição vai ser pulverizado por todo um aparato que sugere quais devem ser as atitudes e comportamentos adequados ao ambiente. Ao visitante dos museus é transmitida a noção de que nesse local, carregado de respeitabilidade, se deve ter uma atitude de "muito respeito", "pouca conversa", sem nunca esquecer que se trata de "um lugar de contemplação": atitude semelhante à que se tem numa igreja. Com esta conotação, o conjunto de normas contribui decisivamente para criar preconceitos em relação à obra de arte que dificilmente serão eliminados. Com a autoridade institucional de que foi investido, o museu de arte representou, pela sua condição privilegiada, uma oportunidade única para sacralizar os objetos selecionados segundo os sonhos e fantasias de uma classe dominante. O museu, na sua forma tradicional, serviu como elemento mistificador da criação artística, além de local onde as pessoas vão à procura de obras "consagradas" feitas por uma elite da qual a maioria da população se sente afastada. Tornou-se, então, uma tarefa obrigatória dos museus de arte a luta para desmistificar certos conceitos que distanciam o trabalho artístico do "homem comum". É o que vem sendo feito, de várias formas, por várias instituições brasileiras, entre as quais o Museu de Arte Moderna (do Rio de Janeiro), o Museu de Arte Contemporânea da USP (SP) e o Museu Lasar Segall (SP)."
Que pensamento expressa a conclusão a que o autor chega em seu texto?
...