Carta Do Leitor
Casos: Carta Do Leitor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodriacl • 27/2/2015 • 389 Palavras (2 Páginas) • 495 Visualizações
A carta do leitor, como o próprio nome expõe, é escrita pelo leitor de uma revista ou jornal. Em geral, as cartas do leitor têm várias finalidades, dentre elas: elogiar a publicação, a matéria ou até mesmo o jornalista pela qualidade ou pela abordagem do assunto expressando aprovação aos fatos e ideias mencionadas; criticar a publicação ou o jornalista pela qualidade ou pela abordagem do assunto da matéria ou da reportagem; discordar dos fatos ou das ideias defendidas em um texto publicado na revista ou no jornal.
Ao escrever a carta do leitor, o leitor deve defender suas ideias por meio de argumentos, portanto, o argumento é o sustento dessas cartas que objetivam convencer sobre sua opinião. Normalmente, as revistas e jornais de grande circulação têm uma seção exclusiva para a publicação das cartas dos leitores.
A revista ao disponibilizar espaço para essa publicação espera que outros leitores sejam incentivados a escrever para a revista ou jornal, assim, os editores desses suportes podem inteirar-se do que agrada ou não seus leitores, fato que pode lhes auxiliar nas futuras publicações.
A carta do leitor é escrita para ser publicada e tem como público-alvo, inicialmente, os editores da revista ou do jornal, o jornalista responsável pela matéria sobre a qual se opina e, por fim, os demais leitores.
A fim de esclarecimento, observe as cartas dos leitores abaixo:
Parabéns para a revista pela matéria sobre os pedidos de “última refeição” dos condenados à morte. Achei muito interessante, respeitosa até, a maneira como a revista abordou o assunto. Mas fiquei surpreso com a generosidade do condenado Philip Workman, além de achar uma crueldade não terem atendido seu último pedido. O homem era um assassino condenado, mas tentou realizar um último ato de bondade antes de morrer e não foi atendido. Acho que todos deveriam ter o direito de tentar se redimir e acalmar um pouco a consciência. Pelo menos o gesto inspirador dele motivou outras pessoas a realizarem seu desejo. Só a Mundo Estranho para trazer matérias tão interessantes sobre assuntos que ninguém merece! Parabéns, pessoal.
George Andrade, por e-mail.
Pisou na bola
Muito fraca a reportagem sobre personalidade. Achei a linguagem muito cheia de termos técnicos, o que não combina com a revista. Também achei a matéria muito curta: quando começa a ficar interessante, acabou! Pisaram na bola dessa vez, edição.
Carlos Cavalcanti, Salvador – BA
...