Carta do Chefe Seattle
Artigo: Carta do Chefe Seattle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cahamello • 3/11/2013 • Artigo • 385 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Carta do Chefe Seattle
“ O que ocorrer a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo.”
Este documento – dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente – vem sendo intensamente divulgado pela ONU (Organização das Nações unidas). É uma carta escrita, em 1854, pelo chefe Seatle ao presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este propôs comprar grande parte das terras de sua tribo, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma outra “reserva”.
Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha. Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do potro, e o homem – todos pertencem a mesma familia.
Portanto grande chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós. Essa terra é sagrada para nós.
Se lhe vendemos a terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.
Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes.
Eu não sei. Nosos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda.
Sou um selvagem e não comprendo outra forma de agir. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecermos vivos.
Há uma ligação em tudo. Vocês devem ensinar as suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem a suas crianças o que ensinamos ás nossas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer á terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmo.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem, o homem pertence á terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une a familia. Há uma ligação em tudo.
É o final da vida e o início da sobrevivência.
...