Caso 3 Narrativa Jurídica
Pesquisas Acadêmicas: Caso 3 Narrativa Jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2111567 • 3/9/2014 • 509 Palavras (3 Páginas) • 872 Visualizações
Questões
a) Resuma, em até dez linhas, qual a versão narrada pela parte autora.
R: Em 23 de fevereiro de 2011, Rosa Maria de Almeida, engenheira, 24 anos, moradora de São Gonçalo, necessitou viajar por dois dias, devido a um concurso que prestaria em Belo Horizonte. Deixou então, seu cachorro no Hotel para Cachorros e Clínica Veterinária Bons Amigos, a fim de garantir o bem estar do mesmo. No dia seguinte, Rosa telefone para a clínica e é avisada pela proprietária, Antônia de Jesus Cardoso, de que seu cachorro havia falecido de morte natural. Inconformada, Rosa retornou a São Gonçalo, deixando de prestar o concurso que motivara sua viagem. Rosa providenciou a autópsia do animal e ficou constatado que a morte era oriunda de ferimento cortante. Rosa acusou a clínica, por sua negligência, e tudo é negado pela proprietária, afirmando que o animal não foi colocado em contato com outros e que o ferimento no mesmo, não seria capaz de ensejar a sua morte.
b) Identifique, na transcrição desse segmento, pelo menos três informações que a parte contrária não teria narrado. Justifique por quê.
R: O laudo da autópsia, pois é a prova. A parte que diz que a clínica descuidou-se do animal e as fotografias que acompanham o laudo.
OBJETIVAS
O magistrado, ao produzir a sentença, tem o compromisso de realizar, em seu relatório, uma síntese de todas as questões importantes trazidas aos autos pelas partes que integram o polo ativo e o polo passivo. PORTANTO, as versões do autor e do réu estão representadas em uma narrativa jurídica simples, marcada pela presença da polifonia que identifica a origem de cada uma das alegações e depoimentos.
1 - O parágrafo anterior é composto por uma afirmativa inicial e uma conclusão (após a conjunção “portanto”). Marque a opção CORRETA.
a) A afirmativa inicial está correta, mas a conclusão que dela decorre está errada.
b) A afirmativa inicial está errada, mas a conclusão que dela decorre está correta.
X c) Tanto a afirmação inicial quanto a conclusão que dela decorre estão corretas.
d) Tanto a afirmação inicial quanto a conclusão que dela decorre estão erradas.
2 - Os textos abaixo foram extraídos de uma peça processual que trata de ação de alimentos. Identifique a tipologia textual de cada fragmento e marque a opção correta.
I - “A representante legal do autor contraiu matrimônio com o réu em 16 de abril de 1991. Da união matrimonial adveio o menor Rodrigo da Cunha Maia, absolutamente incapaz, que está sendo representado por sua mãe”.
II - “Segundo Antunes Varela, os alimentos são tudo que é estritamente necessário para a mantença da vida de uma pessoa, compreendendo a alimentação, a cura, o vestuário, a habitação, nos limites da necessidade de quem os pede.”
a) O texto I é uma narrativa valorada e o texto II é injuntivo.
b) O texto I é argumentativo e o texto II é uma narrativa imparcial.
...