Caso Concreto 7 - Narrativa Jurídica
Casos: Caso Concreto 7 - Narrativa Jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaissa • 30/10/2013 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 847 Visualizações
Semana 7
Questão 1
Considere que informações juridicamente importantes são aquelas que precisam constar na narrativa da peça porque a lei, a doutrina e/ou a jurisprudência consideram essas informações como importantes.
Assim, realize uma pesquisa e indique as fontes principiológicas, legais, doutrinárias e jurisprudenciais que contribuam para a percepção de quais informações são juridicamente importantes para a solução da lide.
NARRATIVA SIMPLES DOS FATOS
- O quê
- Quem (ativo e passivo)
- Onde
- Quando
- Como
- Por que
- Inicia-se por “Trata-se de questão sobre..”
NARRATIVA VALORADA DOS FATOS
- O quê
- Quem (ativo e passivo)
- Onde
- Quando
- Como
- Por que
- Inicia-se por “Fulano ajuizou ação em face de Beltrano, na qual preiteia...”
Questão 2
Produza uma narrativa simples – em texto corrido, adequadamente dividido em parágrafos – para o caso concreto com a exposição cronológica dos fatos.
Trata-se de questão sobre os corpos trocados, de Francisca Constantina de Souza, de 49 anos, e Helena dos Santos, de 51 anos.
Aconteceu o fato, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Caxias, no último domingo.
Helena, mãe de cinco filhos, foi atropelada e levada ao Hospital, vindo a falecer nesse mesmo domingo. Francisca, internada no dia 28 de março com aneurisma cerebral, faleceu também nesse domingo pela manhã.
O ex-marido de Francisca, o engenheiro químico Daniel de Moura Barbosa, de 54 anos, reconheceu o corpo, entretanto disse “ter sido pressionado por funcionários do hospital a dizer que se tratava da ex-mulher”.
Segundo o advogado Ricardo Felipe Meira de Carvalho, a família de Francisca denunciará o fato ao Ministério Público e moverá ação por danos morais e materiais contra o Estado.
...