Coco Chanel
Monografias: Coco Chanel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HigorHenrique • 9/10/2014 • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 545 Visualizações
Gabrielle Bonheur Chanel, nascida em 19 de agosto de 1883 - na cidade de Saumur - Paris e morreu em 10 de janeiro de 1971. Coco Chanel foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel. Foi à única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.
Chanel ficou órfã de mãe aos 18 anos e, muito cedo, começou a trabalhar como costureira, em uma loja de enxoval (ela aprenderá a arte da costura no orfanato onde passou alguns anos de sua vida após a morte de sua mãe).
Chanel aderiu o apelido “Coco” devido ao costume de sair para cantar em cabarés, sua música favorita “Who has seen Coco?!”, embora preferisse contar que era chamada assim pelo seu pai desde pequena. Ela investiu na dança e no teatro e foi nessa época que conhece Etienne Balsan, um socialite e dono de uma fabrica e tecidos para uniformas no exercito, com que tem um breve romance.
Figura nº02 – Fonte: http://anosloucos.blogspot.com.br/2010/04/coco-chanel.html
Anos depois ela conhece o grande amor de sua vida, Arthur Capel, um milionário francês com o de apelido de “Boy”, que abre sua primeira loja de chapeis que foi um sucesso e aparecera nas mais famosas revistas de Paris. Nesse relacionamento, Coco Chanel começa a frequentar os meios mais rebuscados da Cidade Luz, e abre, após a morte de Arthur Capel, sua primeira loja onde começará a confeccionar roupas, chapeis e as primeiras calças femininas.
Figura nº03 – Fonte: http://anosloucos.blogspot.com.br/2010/04/coco-chanel.html
Logo depois Coco conhece um príncipe russo, com quem tem um novo romance e devido a isso, ela começará a bordar em suas peças imagens do folclore Russo, contratando 20 bordadeiras. Foi nessa época que ela conhece grandes personagens da Arte como Pablo Picasso, Greta Garbo e Luchino Visconti. Suas roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood e além de vestuário, Coco, também começa a criar seus perfumes, cujo mais famoso foi Chanel nº05.
Ela passa por uma crise financeira após a Primeira Guerra mundial, e devido a isso ela começa a vender suas roupas do outro lado do Atlântico. A escassez de tecidos, devido a Guerra, e a relativa escassez de trabalhadores domésticos cria novas necessidades para as mulheres. Chanel, mulher livre e ativa, percebe essas necessidades e seguindo sua inspiração ela encurta saias, remove os excessos, suprime o espartilho e, enfim, liberta o corpo da mulher. Chanel anuncia essa nova silhueta, que lhe valeu a sua reputação.
Figura nº 04 – Fonte: http://anosloucos.blogspot.com.br/2010/04/coco-chanel.html
Em 1926 , surge o famoso vestido conhecido como “pretinho básico” , sem gola, manga 3/4, um tubo preto em crepe de China, correspondendo perfeitamente à moda "Garçonne" disfarçando as formas do corpo feminino. Muitas vezes copiado, o "Ford assinado por Chanel" (comparação feita na época pela revista Vogue entre a criação de Chanel e o popular carro americano de Ford, os dois eram simples e compartilhavam a mesma cor), em breve se tornaria um guarda-roupa clássico de 1920 e 1930.
Figura nº05 – Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-K8acULyhKFs/UZgm_iz0_NI/AAAAAAAAAGY/za6V4jcS5_Q/s1600/croqui23.jpg
Chanel usa, por exemplo, jóias falsas combinando pedras semi-preciosas, strass e pérolas artificiais, pulseiras e adornos com o padrão "Cruz de Malta", ou broches com inspiração bizantina ou com motivo animal, floral ou conchas marinhas - cuja criação foi presidida por Etienne de Beaumont, Paul Iribe e especialmente entre 1929 e 1937, Fulco di Verdura, que foi capaz de dar as jóias de Chanel sua identidade própria.
Figura nº06 – Fonte: http://anosloucos.blogspot.com.br/2010/04/coco-chanel.html
Chanel
...