Coerencia E Coesao
Artigos Científicos: Coerencia E Coesao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Angelduda • 9/11/2013 • 2.666 Palavras (11 Páginas) • 495 Visualizações
Conceito de Leitura
A concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, e texto e de sentido.É importante cultivar o hábito pela leitura entre crianças e jovens, e a escola é um lugar muito importante para que ocorra este interesse pela leitura. Existem diversos fatores que influenciam o interesse do aluno pela leitura, um deles e ter acesso a ela também em casa, quando a criança tem contato desde cedo, até mesmo pelas historias contadas pelos seus pais, fazem com que elas tenham mais interesse. Assim a criança terá mais desenvoltura pela leitura e aprender com mais facilidade. As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. A concepção do “foco no autor” é aquela em que o texto é resultado da sua representação mental. Cabe ao leitor “captar” os sentidos do que o autor pretende informar, isto é, o leitor tem função passiva porque o sentido do texto está centrado no autor. A leitura em sua concepção tem como finalidade aproximar ao máximo as pessoas dos livros, onde podemos ampliar as nossas capacidades de manifestar sentimentos e opiniões.
As estratégias de leitura são procedimentos de ensino, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos estas não amadurecem nem se desenvolvem, ensina-se, aprende-se ou se aprendem na estratégia de leitura espera-se que o leitor critique, contradiga ou avalie as informações que tem diante de si, que desfrute, que de sentido e significado ao que Le. Essa concepção de leitura, que põem em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido, vem merecendo a atenção de estudiosos do texto e alimentando muitas pesquisas e discussões sobre a sua importância para o ensino da leitura.
Leitura é a atividade de produção de sentido. Compreende se que a leitura e a produção de sentidos são a compreensão do leitor por textos escritos, uma imagem ou propagando é através do gênero que compreendemos e damos sentido, o leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem.
O professor deve oferecer uma leitura agradável todos os dias, sem esforçar muito a criança, fazendo com que ela desenvolva o gosto pela leitura. A leitura não pode ser apenas realizada em aulas de Língua Portuguesa, mas em todas as disciplinas, utilizando e sendo cobradas pelos professores nas realizações de atividades.
Gêneros textuais
Os gêneros textuais são as estruturas com que compõe os textosEles existem em grande quantidade, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, que podem resultar em outros gêneros. São constituídos de um determinados modo, com uma função, em esferas de atuação humana, o que possibilita reconhecê-los e produzi-los.
São três os elementos principais que caracterizam o gênero: conteúdo temático, o plano composicional e o estilo.
Exemplos:
Notícia, Reportagem, Carta ao leitor, Propaganda, Bula de remédio, Receita, Editorial, Tutorial, Entrevista, História em quadrinhos, Charge.
Gêneros literários:
Gênero Narrativo, Épico (ou Epopeia), Romance., Novela, Conto, Fábula, Crônica,Crônica narrativo-descritiva,Ensaio.
Gênero dramático: Tragédia, Farsa Comédia, Tragicomédia Poesia de cordel.
• Gênero lírico: Epitalâmia, Ode (ou hino, Idílio (ou écloga), Sátira, Acalanto, Acróstico Balada, Canção (ou Cantiga, Trova, Gazal (ou GazelHaicai Soneto, Vilancete.
Exemplos encontrados na revista Veja Editora ABRIL edição 2319 – ano 46 – nº18 1º de maio de 2013
Gênero: Entrevista. É um gênero textual dissertativo-expositivo que é representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado ou de algum outro assunto.
Gênero: Propaganda. Um gênero textual dissertativo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.
Gênero: Notícia: podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.
Gênero Carta ao leitor: é um gênero textual do tipo dissertativo-argumentativo que possui uma linguagem mais pessoal e leve, em que se escreve aos leitores.
Gênero:Reportagem é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.
Coerência e Coesão;
Conforme Koch e Elias (2012), coerência é a lógica, a intimidade entre as ideias de um texto é o sentido do texto. Coesão é a ligação harmoniosa entre as palavras, as frases e os parágrafos, dando, assim continuidade ao texto.
As noções de coesão e coerência foram sofrendo alterações significativas no decorrer do tempo. Inicialmente os dois conceitos praticamente se confundiam e, por isso, os dois termos eram, muitas vezes usados indiferentemente. Mas, à medida que se modificava a concepção de texto, eles passaram a diferenciar-se de forma decisiva.
O primeiro passo foi constatar que a coesão não é condição necessária nem suficiente da coerência: as marcas de coesão encontram-se no texto, enquanto a coerência não se encontra no texto, mas constrói-se a partir dele.
Alguns mecanismos de coerência; coesão lexical; Termos que retomam as expressões ou vocábulos já mencionados, mas que precisam ser novamente expressos por não ser possível sua substituição. Coesão,
...