Como As Práticas Da Empresa Podem Otimizar O Desenvolvimento De Talentos Humanos
Ensaios: Como As Práticas Da Empresa Podem Otimizar O Desenvolvimento De Talentos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mgchernandez • 30/9/2013 • 916 Palavras (4 Páginas) • 1.679 Visualizações
Matriz de atividade individual*
Título: Como as práticas da empresa podem otimizar o desenvolvimento de talentos humanos
Introdução
No passado, o departamento de Recursos Humanos equivalia a um departamento burocrático de pessoal, que servia apenas para cuidar de aspectos legais e administrativos dos funcionários.
Nos últimos anos, a gestão de recursos humanos tem passado por grandes transformações, em função da necessidade das empresas de incrementar a sua capacidade competitiva para enfrentar a concorrência dos mercados globalizados.
Recursos Humanos - RH passa, então, a ser um sistema que identifica, atrai, desenvolve e mantém as pessoas competentes – um departamento estratégico.
Justificativa
O papel estratégico a ser desempenhado pela área de Recursos Humanos passa a ser repensar as atividades próprias da área de RH em termos estratégicos, ou seja, de forma a integrar os objetivos de longo prazo da organização, as variáveis relevantes do ambiente e as necessidades decorrentes em termos de pessoas.
Com isso, a área de Recursos Humanos deve estar muito bem preparada para as mudanças exigidas pelo mercado, saber onde, quando e como pode contribuir com seu cliente interno, agregando vantagens competitivas sustentadas no crescimento do negócio.
Desenvolvimento
Nos últimos anos, o aperfeiçoamento da estruturação do trabalho nas organizações modernas, incrementado pelos impactos da tecnologia e da globalização, vem redimensionando a visão sobre o papel da Área de Recursos Humanos nas empresas.
Para sobreviver à concorrência, as empresas sentiram a necessidade de ter algo além de uma boa estrutura física ou de equipamentos de última geração.
Considerando que “organizações são pessoas”, deve-se olhar para a organização com o foco nelas. São as pessoas as responsáveis pelo sucesso ou fracasso das organizações, elas trazem os resultados, as inovações, o aumento da produtividade, implementam novas ferramentas e etc. Sendo assim, as corporações vêem-se obrigadas a contar com equipes de profissionais qualificados e comprometidos com o negócio.
Frente a isso, a área de RH deve estar muito bem preparada para as mudanças exigidas pelo mercado, saber onde, quando e como pode contribuir com seu cliente interno, agregando vantagens competitivas sustentadas no crescimento do negócio.
Se a estratégia é a diferenciação e a obtenção de vantagem competitiva, cabe ao RH garantir que as pessoas sejam também fonte de vantagem competitiva. As empresas precisam buscar formas novas e criativas de gestão; ao RH cabe transmitir as estratégias às pessoas e transformá-las em agentes de competitividade.
A seguir, verificaremos como as práticas das empresas podem otimizar algumas propriedades do recurso estratégico: o valor, que diz respeito à eficiência; a raridade, que considera importante desenvolvermos e explorarmos as características raras dos talentos humanos da empresa e a difícil imitação, que implica em não permitir que as características raras e valiosas dos talentos humanos sejam passíveis de imitação, já que estas podem contribuir para os lucros a curto prazo.
A prática de Recursos Humanos deve estar focada em alguns itens:
• Treinamento e desenvolvimento – capacitação técnica e comportamental: foco no desenvolvimento de competências, que compreendem conhecimento, habilidades e atitudes. O treinamento tem por finalidade promover todos os meios e os recursos necessários ao desenvolvimento pessoal, visando proporcionar conhecimentos e habilidades específicos, que sejam requeridos para o eficiente desempenho do trabalho profissional, bem como proporcionar um clima favorável de trabalho dentro da empresa.
• Transmissão das estratégias organizacionais aos empregados a fim de possibilitar o comprometimento com as estratégias operacionais. Para termos empregados envolvidos, comprometidos, empenhados em buscar os interesses da empresa como sendo os
...