TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Artigo: Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2º SEMESTRE

NOME: DANIEL LINO DE MORAIS – RA: C090BF-9

TURMA: CT2P20 SALA: SB25

PROFESSOR: EDUARDO R.MARCOS CAMPUS: NORTE

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

ARTIGO

SÃO PAULO

2014

Contribuições de Peter Ferdinand Drucker

Peter Drucker considerado o pai da moderna gestão de empresas, aos 26 anos, o consultor, economista e analista financeiro austríaco – nascido na cidade de Viena, em 1909 – emigrou para os Estados Unidos, onde exerceu o ofício de professor de Ciências moderna gestão de empresas, Peter Ferdinand Drucker inspirou administradores em todo o mundo com seus artigos, conferências e mais de Sociais da Claremont Graduate California até a data de sua morte, em 2005.

Ao criar a gestão como disciplina Peter Drucker a definiu como uma ciência social prática e humanista que não se restringia ao mundo corporativo, já que se alimentava fundamentalmente da Teoria Política, Filosofia, Economia, Psicologia, História e Matemática. Contribuiu ainda com importantes ideias para a administração moderna, como os conceitos de “(re) privatizações” (privatizações de serviços públicos como forma de reduzir a burocracia), “gestão por objetivos” (gestão baseada em fatores quantitativos, como método de planejamento e avaliação) e “descentralização nas empresas” (promoção de autonomia dos setores para maior rapidez das atividades).

Embora tenha rejeitado o rótulo de “guru” do management, foi assim como Peter Drucker ficou conhecido pela capacidade de interpretar dados do presente e prever suas implicações para o futuro no mundo dos negócios. Em uma de suas frases memoráveis, o estudioso afirmava que “o planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. Outro diagnóstico fundamental foi afirmar que os trabalhadores são os donos do conhecimento mais importante da sociedade pós-capitalista.

Ao longo de mais de 60 anos, as contribuições intelectuais de Peter Drucker influenciaram milhares de pessoas. Bill Gates (fundador da Microsoft) e Henry Ford (fundador da Ford Motor) foram alguns dos personagens relevantes da história do mundo empresarial que encontraram nos livros do filósofo austríaco inspiração para compreender as tendências da economia mundial. Dentre as principais obras, destacam-se Tecnologia, Administração e Sociedade, Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças, Sociedade Pós-Capitalista e Administrando para o Futuro.

Peter Drucker conhecia bem o Brasil, onde realizou conferências e seminários. Em entrevistas concedidas na época, o teórico revelou ser fascinado pela história da empresa brasileira Embraer e ter conhecido pessoalmente o presidente Juscelino Kubitschek, ocasião em que se demonstrou como grande entusiasta da construção da capital federal. Drucker exerceu forte influência no mercado educacional do mundo e também do Brasil. Como observador nato, diagnosticou falhas e apontou soluções para os problemas detectados.

Estudioso da economia da América Latina desde a década de 1930, Drucker defendida a teoria de que “não há países subdesenvolvidos, há países subgeridos”. Assim, ao observar a realidade econômica brasileira, concluiu que o maior desafio para o desenvolvimento do Brasil é a integração socioeconômica entre o Norte e o Sul do País. Graças aos ensinamentos e conceitos do professor, foram criadas diversas instituições brasileiras de ensino voltadas aos negócios, a exemplo dos programas de MBAs. Para ele, os negócios permitiam pensar em soluções de problemas para a miséria e o crescimento da nação.

Contribuições de Harold Koontz e Cyril J. O’Donnell

Harold Koontz nasceu em Findlay em Ohio em 1908. Começou sua carreira como analista de custos para o New York dentre outras, em 1936, um ano depois, recebeu um doutorado na Universidade de Yale. Ele foi um consultor para o Departamento Federal de Administração de Preços na II Guerra Mundial, um executivo com a Trans World Airlines, um assessor de pesquisa da Associação das Ferrovias Americanas e um diretor de muitas outras empresas.

Professor Cyril J. O'Donnell nasceu em Lincoln, Nebraska, em dezembro de 1900. Estudou na Universidade de Alberta - EUA, a partir do qual ele recebeu o grau de Bacharel em Comércio, em 1924, e do Mestre de artes grau em 1926.

Em 1955, a primeira edição dos Princípios de livros didáticos de Gestão, em co-autoria com o Professor Harold Koontz e Cyril J. O'Donnell, foi publicada pela McGraw-Hill. Este livro sintetizada uma abordagem operacional para a gestão das empresas. Ao preencher uma necessidade há muito sentida em faculdades e universidades, que logo se tornou o livro de faculdade excepcional em seu assunto. O livro Princípios de gestão tornou-se referência no estudo de administração e era comumente utilizado até os anos 70 em muitas escolas essa foi a contribuição mais relevante.

Bibliografia Virtual:

http://www.sbcoaching.com.br (Peter Ferdinand Drucker) acessado em 19/10/2014 às 14:29hs

prezi.com/8iaz-mhlizsb/harold-koontz-e-cyril-odonnell/ (Harold Koontz e Cyril J. O’Donnell) acessado em 19/10/14 às 15:49hs Wikipedia (Harold Koontz e Cyril J. O’Donnell) acessado em 19/10/2014 às 16:19hs

Np2 Ciências Sociais

Trabalho Universitário: Np2 Ciências Sociais

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com