Comunicação E Expressão
Trabalho Universitário: Comunicação E Expressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: osiel.osiel • 25/4/2014 • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 293 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ENGENHARIAS UNIP 2014
2º e 3º SEMESTRES
INTRODUÇÃO.
O projeto fundamenta-se na integração dos discentes dos semestres do curso de Engenharia, para o desenvolvimento e construção de produto. Estarão envolvidos os cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Produção Mecânica, Automação e Controle).
Constituem objetivos do projeto os seguintes:
1- Aplicar conhecimentos básicos de Desenho, Física, Estática e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia.
2- Projetar sistemas estruturais simples.
3- Colocar em prática o que foi estudado e abordado dentro das salas de aula.
4- Estimular a criatividade, a competitividade e a aceitação de novos desafios, explorando o trabalho em equipe.
5- Praticar atividades interdisciplinares.
6- Aprender regras básicas de gerenciamento de projetos.
7- Aprender regras básicas de gestão de pessoas.
Objetivos.
Propiciar aos alunos dos cursos envolvidos a oportunidade de conceber, projetar e desenvolver, a construção de produto, a partir da aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, competências e habilidades referentes às disciplinas estudadas. Reconhecer a inter-relação das disciplinas que compõem a grade curricular do curso. Promover a integração entre alunos, professores e coordenadores. Inserir os alunos em atividades comuns à prática acadêmica: planejamento, pesquisa e execução de projetos.
Do Projeto.
A proposta do projeto é a concepção de uma ponte de macarrão, por equipes formadas por alunos dos cursos de Engenharia do Campus da UNIP Sorocaba.
As regras serão descritas no corpo deste texto; no item V..
A orientação e o controle do desenvolvimento dos projetos em sala de aula serão feitos pelo Professor Irval Cardoso de Faria, do curso de Engenharia com o apoio de todos os professores dos segundo e terceiro semestre.
I. TEMA: “PONTE DE MACARRÃO”
II. ETAPAS DO TRABALHO
1. Pesquisar o tema.
2. Elaborar e desenvolver, de acordo com o regulamento, o projeto teórico e prático da ponte de macarrão; obedecendo as normas da ABNT.
3. Construir o protótipo.
4. Apresentar o relatório e o protótipo em data estabelecida e participar da competição de rompimento da ponte com os outros grupos.
III. AVALIAÇÃO DO TRABALHO
A avaliação contemplará todas as etapas descritas no item II. Para isso serão atribuídas notas para a parte escrita, apresentação do protótipo e resultados da competição (rompimento da ponte).
IV. GRUPOS
Os grupos devem ser formados seguindo critério abaixo.
No máximo 10 (dez) componentes por grupo, sendo que um dos componentes deverá ser o líder o do grupo.
Todos os componentes do grupo deverão ser da mesma sala.
Todos os componentes do grupo deverão pertencer á mesma Engenharia. Exemplo: se o líder for da Engenharia Civil, todos os demais componentes do grupo deverão ser da Engenharia Civil.
Não é permitido menos de 05 alunos por grupo.
V. NORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE (adaptado do edital da UFRGS).
1. A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
2. A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla e colas quente ou fria, ficando a escolha a critério dos componentes do grupo.
3. O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 1000g (1 Kg).
4. No limite da massa prescrita (1000 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito no item 11).
5. A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
6. A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
OBSERVAÇÕES: Cada grupo indicará um ou mais de seus membros para a realização do teste de carga da ponte. Durante o teste de carga, os alunos deverão utilizar equipamentos de proteção para evitar acidentes no momento do colapso da ponte (luvas, óculos de proteção, etc.).
7. Na parte inferior de cada extremidade da ponte, deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de ½’ de diâmetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível. O peso dos tubos de PVC não será contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4.
8. Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5,0 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da ponte.
9. A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm.
10. A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.
11. Para que possa ser realizado o teste de
...