TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguegem

Projeto de pesquisa: Comunicação E Linguegem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM...........................................................................1

1.1 OBJETIVOS.......................................................................................................3  

2

1. INTRODUÇÃO

O trabalho em questão refere-se às questões cujo enfoque é a comunicação e linguagem, observando a compreensão dos textos estudados, coerência, concisão, coesão, compreensão e aplicação de normas gramaticais.

1.1 OBJETIVOS • Compreender e distinguir, no texto, os fatores da textualidade, principalmente a coesão.

• Entender e aplicar normas gramaticais.

2. NA UNIDADE 2 (ZAMPRONEO; ALEIXO, 2014), FORAM TRATADOS

TEXTO, COERÊNCIA E COESÃO. A INTELIGIBILIDADE DO TEXTO

DEPENDE DA COERÊNCIA E DA COESÃO. O TEXTO COERENTE NÃO

APRESENTA CONTRADIÇÃO NAS IDEIAS EXPOSTAS. ALÉM DISSO,

DEVE HAVER INTERAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR, POIS,

NAELABORAÇÃO/INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, É NECESSÁRIO O

COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO ENTRE PRODUTOR E

RECEPTOR, O QUE IMPLICA, TAMBÉM, CONHECIMENTO DE LÍNGUA E DE MUNDO, INFERÊNCIAS, INTERTEXTUALIDADE, FATORES

PRAGMÁTICOS, INTERACIONAIS E CONTEXTUAIS.

POR SUA VEZ, A COESÃO É "A FORMA COMO OS ELEMENTOS

LINGÜÍSTICOS PRESENTES NA SUPERFÍCIE TEXTUAL SE

INTERLIGAM, SE INTERCONECTAM, POR MEIO DE RECURSOS TAMBÉM LINGÜÍSTICOS, DE MODO A FORMAR UM TECIDO (‘TESSITURA’), UMA UNIDADE DE NÍVEL SUPERIOR À DA FRASE, QUE DELA DIFERE QUALITATIVAMENTE" (KOCH, 2004, P. 35).

DA COESÃO DEPENDE A LIGAÇÃO DOS SENTIDOS ISOLADOS, PARA

EVIDENCIAR A ESTRUTURAÇÃO DA SEQUÊNCIA SUPERFICIAL DO TEXTO, SEM PERDER DE VISTA O TODO E A INTENÇÃO COM QUE SE PRODUZ ESSE TODO, PARA CONSTITUIR FINALMENTE UM TEXTO.

BASEANDO-SE NO EXPOSTO E NO QUE VOCÊ ESTUDOU, LEIA O TEXTO SEGUINTE E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

A Venda da Felicidade

A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de consumo. Agora, na era da informática, esse consumo foi até facilitado, através da internet. No quotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como felicidade. Seria verdadeira essa relação? Com as altas taxas de desemprego e a coisificação do homem, a população fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão social e da concepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade com uma cultura descartável, representada pela cultura de massa, o homem também o é. Além de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte longo e demorado, o homem também sofre em seu tempo livre. Ele anseia por tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele – até o seu tempo livre é alienado. Esse é o momento oportuno para as campanhas de marketing. Impossibilitado (financeiramente) de se desenvolver pessoalmente através de estudo ou com o uso qualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na frente da TV. Assim, o carro representa a liberdade, a cerveja representa a alegria, o remédio representa a paz. As campanhas padronizam os sentimentos e os oferecem personificados em produtos. E ainda estimulam a troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outros melhores e mais modernos. O grande erro das pessoas que se entregam ao consumismo desenfreado sem refletir é que, apesar de inúmeras tentativas, o mal-estar causado pela exclusão social, pela alienação do tempo, não pode ser aliviado pelos produtos consumidos. A felicidade e a realização pessoal não vêm embaladas e prontas para o consumo; são frutos de equilíbrio emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Características que são alcançadas, gradualmente, no decorrer da vida (adaptado de SOUSA, 2012).

a) O TEXTO É COERENTE? POR QUÊ?

O próprio título retrata a venda de uma felicidade que o texto mostra não existir, transformando sentimentos em produtos que são empurrados em campanhas publicitárias para as pessoas como se felicidade fosse. Partindo do principio de que a felicidade não pode ser vendida, e que o marketing apenas usa essa ideia em forma de produtos, o texto é contraditório, portanto, incoerente.

b) O TEXTO TEM COESÃO? POR QUÊ? UTILIZE ELEMENTOS DO TEXTO SUBSTANTIVOS, PRONOMES, CONJUNÇÕES ETC. – PARA FUNDAMENTAR SUA RESPOSTA.

A oração possui coesão, pois a estrutura possui elementos que a comprovam. No título, por exemplo, é o substantivo “felicidade” que concorda com o verbo “venda” e possui o artigo “a” que a referencia. O texto possui também outros elementos, como conjunções (porque, e, ou), pronomes (essa, esse, as, desse), entre outros.

3. NA UNIDADE 3 (ZAMPRONEO; ALEIXO, 2014), FORAM REVISTAS

ALGUMAS NORMAS GRAMATICAIS IMPRESCINDÍVEIS À

ELABORAÇÃO ESCORREITA DE TEXTOS. CONFORME O QUE VOCÊ

APRENDEU, RESOLVA OS EXERCÍCIOS SEGUINTES. I– (FUVEST) COMPLETE AS FRASES A SEGUIR COM AS FORMAS CORRETAS DOS VERBOS INDICADOS ENTRE PARÊNTESES.

a) Quando eu reouver os livros, nunca mais os emprestarei. (Reaver)

b) Os alienados sempre se manterão neutros. (Manter-se)

c) As provas que contivessem mais erros seriam comentadas. (Conter)

d) Quando ele compuser uma canção de paz, poderá descansar. (Compor)

"O tráfico de animais silvestres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com