Conceito De Argumentação
Monografias: Conceito De Argumentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/4/2014 • 417 Palavras (2 Páginas) • 1.478 Visualizações
Conceito de Argumentação
A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa idéia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Argumentar é persuadir racionalmente, mas nem toda a persuasão é racional. Há a persuasão emocional, muito usada, por exemplo, em publicidade. (Quando um anúncio publicitário nos convence a comprar um determinado produto, não pelas qualidades desse produto, mas porque, ao associar essa marca a um determinado padrão de vida, nos leva a crer que adquirindo aquele artigo passaremos a usufruir desse padrão). A diferença entre a persuasão racional e a emocional reside no fato de, na primeira, se fazer apelo à razão, enquanto na segunda, apelam aos desejos, sentimentos, medos, emoções e frustrações.
Há diferentes tipos de argumentos e a escolha certa consolida o texto.
Argumentação por citação
Sempre que queremos defender uma idéia, procuramos pessoas “consagradas” que pensam como nós acerca do tema em evidência.
Apresentarmos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.
A citação pode ser apresentada assim:
Argumentação por comprovação:
A sustentação da argumentação se dará a partir das informações apresentadas ( dados, estatísticas,percentuais) que a acompanham.
Veja:
Argumentação por racícocinio lógico
A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilixado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação que pode ser contestada.
Veja:
Quando usamos a argumentação?
No nosso quotidiano usamos constantemente a linguagem: das conversas entre amigos às intervenções nas aulas, das pequenas mensagens SMS aos trabalhos escolares, a língua é o instrumento permanentemente usado. E se é verdade que a maior parte desses atos de comunicação tem um caráter informativo, não é menos verdade que um bom número deles tem um carácter argumentativo. Quando queremos defender um ponto de vista, quando apresentamos a nossa opinião, quando propomos uma solução para um problema ou quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso, temos que argumentar. Na verdade, pensando bem, argumentamos muito e muito frequentemente. Por vezes enfrentamos a oposição dos outros e então temos que argumentar ainda melhor para convencê-los. E argumentar bem é um ato de inteligência que, para ser eficaz, tem as suas regras.
Bibliografia
http://www.brasilescola.com/redacao/a-argumentacao.htm
http://www.esgportugues.com/docspdf/usarargum.pdf
...