Conceitos De Alfabetização
Artigo: Conceitos De Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayneee • 24/11/2014 • Artigo • 452 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Termo Conceito Significado Características
Analfabeto. É aquele que não sabe ler e nem escrever. Ser analfabeto é Pessoas que tiveram dificuldades pessoais e sociais das quais não conseguiram aprender a ler e escrever.
Alfabetizado. Saber ler e escrever Compreender e expressar o significado do que lê e para que serve as funções da aprendizagem da língua escrita. Pessoas cuja característica é de compreender o significado da língua escrita e falada em vários contextos sociais.
Alfabetização. Processo permanente que se estenderia por toda a vida e que não se esgotaria na aprendizagem da leitura e da escrita. Um fenômeno de multiplicar faceta que fazem o estudo de varias ciências. Suas facetas referem-se as perspectivas psicológicas, psicolinguísticas, sociolinguísticas e propriamente linguísticas do processo.
Letramento. Interpretação de toda escrita e símbolos que as sociedades apresentam. Pessoa que consegue não somente ler e escrever, mas interpretar o que lê e escrever. Diferencia-se de uma sociedade para outra, pois nem todos são letrados da mesma forma.
Aquisição da língua. Aprender a fala e o significado do que se fala escrever e seu significado também. Transferir a sequência temporal da fala para a sequência espaço-direcional da fala para forma escrita. É um processo progressivo de domínio e regularidade e irregular onde não existe uma seleção aleatória de fonemas-grafemas.
Processo e desenvolvimento da língua oral e escrita. Alfabetização e letramento. Processo de aprendizagem da fala e da escrita. Processe que se estende em um continuum, com vários pontos ao longo desse continuum indicando diferentes tipos e níveis de habilidades e conhecimentos que podem ser utilizados para ler e escrever.
Contexto Cultural do aluno. Cultura adquirida e vivenciada pelo aluno. A forma como o aluno é. A forma como o aluno vive em sociedade, adquirindo a cultura que lhe é imposta ou apresentada. O contexto cultura do aluno é único, individual, pois cada um tem a sua vivência social. O que um aprende e vivência é diferente do outro, de acordo com o seu meio social.
Áreas o conhecimento que favorecem a compreensão sobre o processo de alfabetização. Facetas da alfabetização. Articulação e integração dos estudos e pesquisas em diversas áreas. São perspectivas diferentes para compreender o processo perspectivas, psicológicas, psicolinguísticas, sociolinguísticas e linguísticas do processo.
Alfabetização funcional. Capacidade de ler e escreve. Compreender e escrever um enunciado simples relacionado à sua vida diária. Pessoa que decodifica minimamente a escrita. Não são capazes e interpretar textos.
Habilidades e conhecimentos de escrita. Escrever engloba a habilidade de traduzir fonemas em grafemas, habilidades motoras, ortográfica, habilidade de selecionar informações. Escrever é um processo de relacionamento entre unidades sonoras e símbolos escritos. Processo de expressão de ideias e de organização do pensamento sob forma escrita.
Habilidades e conhecimentos de leitura. Capacidade de decodificar palavras escritas. Ler se estende desde a habilidade e simplesmente traduzir em sons sílabas isoladas até a habilidade de decodificar símbolos escritos. Essa habilidade é aplicada de forma diferenciada a uma enorme diversidade de materiais escritos que
...