Concepção De Leitura
Trabalho Universitário: Concepção De Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAFAELLA2010 • 18/3/2015 • 2.498 Palavras (10 Páginas) • 146 Visualizações
A) Concepção de Leitura
A concepção de leitura varia conforme a visão do sujeito, de língua, de texto e de sentido. Ler é muito mais do que um ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio. Ler é construir significados, é traduzir ideias. O contexto uni o que está escrito com ideias armazenadas e surge novas ideias escrita. A leitura é um fato importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como processo passivo, exige a descoberta a recriação, pois leitor além de partilhar e recriar referencias de mundo transforma-se num produto de conhecimento de acontecimento em função de sua compreensão e consciência critica .(Valentim 1999, p63).
A concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos. A leitura é um processo
mediante o qual se compreende a linguagem escrita e adquire conhecimento.
B) Estratégias de Leitura
Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informações. Se fizermos uma analise da própria leitura vamos constatar que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza para ler. A leitura fluente envolve uma série de outras estratégias, isto é, de recursos para construir significados, sem elas não é possível alcançar rapidez e proficiência. Qualquer ato de leitura tem algum objetivo. Para despertar no leitor o prazer e a pratica da leitura, o pedagogo pode utilizar de varias estratégias existentes para esse ato. Cada um absorve o que lê e ouve de uma maneira diferente.
C) Leitura e Produção de Sentidos
Ler não significa identificar as palavras, mas faze-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante. A leitura não é uma atividade receptiva é um processo no qual o leitor desempenha o papel ativo trazendo o desenvolvimento de estratégia e habilidade de leitura. É necessário proporcionar ao aluno atividades que possibilitam torna-los ciente do seu papel ativo na leitura e construção de sentidos. A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas pelo que estas marcas tem a dizer. Na produção de sentidos de textos o leitor desempenha pelo papel ativo. Para dar
sentido ao que lê, o autor precisa processar, criticar e avaliar a informação. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de tudo que sabe sobre a linguagem e sobre o autor.
Definição de Gênero Textual e os elementos que caracterizam um gênero.
Se refere a diferentes formas de expressão textual nos estudos de literaturas, temos, por exemplo, poesias, crônicas, contos, e outros. Para a linguística os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua literária ou não literária.
Gêneros textuais são formas da qual utilizamos a língua e a escrita para nos comunicarmos, é o conjunto de características que classificam e comunicação (oral e escrita) verbal e não verbal. Todos os textos se manifestam num ou noutro gênero textual.
Lista de Gêneros Textuais.
Outdoor, piada, cardápio de restaurantes, horoscopo, aulas virtuais, charge, bilhetes, chat, receita de bolo, bula de remédio, Orkut, e-mail, facebook, depoimento, comentário, entrevista, conto, romance, poema, crônica, noticia, propaganda, carta, requerimento, ata, artigo, soneto, documentário, diário,
a) Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na revista Veja
Título/Gênero e características (entrevista)
Demóstenes Torres
O parlamentar diz que o congresso age bovinamente, o TCU está sob fogos e os promotores cansados, situação que põe em risco o estado do direito no Brasil.
O congresso tem sido palco de sucessivos escândalos. Ainda assim, não há iniciativas para eliminar as más práticas. Por quê.
R_ Antes do mensalão, ainda havia
certo pudor dos parlamentares em abrir investigações, quebrar sigilos e dar uma satisfação ao leitor. Foram tantas a CPIs que o governo impediu que tivessem qualquer resultado prático que o parlamentar se acomodou e hoje é diretamente mandado pelo Poder Executivo.
A Entrevista é um gênero que se caracteriza por linguagem oral e escrita onde pessoas dialogando sobre um determinado assunto, onde um dos sujeitos é o entrevistado, ou seja, o que questiona, e a outra pessoa é o entrevistado, o que responde as perguntas.
b) Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na revista Istoé
Titulo/Gênero e características (reportagem)
Policiais da Rota envolvidos em tiroteio são presos. Seis suspeitos morreram em confronto na Zona Leste. Policiais receberam denuncia anônima informando que o grupo resgataria um preso.
Esse gênero textual tem como características de transmitir informações mais aprofundadas sobre o tema abordado, enfocando-o sob diferentes aspectos e pontos de vista.
Título/Gênero e características (anuncio publicitário)
“Muito mais velocidade para navegar no seu computador ou tablet.”
Esse gênero tem como característica o anuncio publicitário que visa persuadir o leitor a consumir um produto ou aderir a uma ideia
c) Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na revista Época
Título/Gênero e características (artigo)
“O silêncio de Lula está impressionantemente, absurdamente ensurdecedor”.
“O cara é um falastrão. Um tagarela compulsivo, talvez doentio. Fala pelos cotovelos, fala mais que a boca. Começou a falar no palanque da Vila Euclides, nas assembleias dos metalúrgicos de São Bernardo, e não parou
mais. Perdeu três eleições seguidas entre uma outra, andava pelo país falando feito pregador no púlpito, feito camelô na Praça XV quando chega a barca. Eleito, o que mais faz foi falar. Passou oito anos na Presidência fazendo no mínimo um discurso por dia. Às vezes três. Mal foi liberado pelos médicos após o tratamento do câncer,
...