Concordânica Nominal E Adjetivos
Dissertações: Concordânica Nominal E Adjetivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regianenasc • 12/12/2014 • 6.121 Palavras (25 Páginas) • 379 Visualizações
oncordância Nominal Adjetivo (gênero e número) Pronome Sujeito e predicativo do sujeito Verbo Numeral
O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa , estando o sujeito antes ou depois do verbo .
“ E o vento forte quebra as telhas e as vidraças.” (Taiguara)
Desapareceram no meio da mata os fugitivos.
sujeito simples verbo verbo sujeito simples
Concordância verba Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa
a) O verbo vai para o plural .
A falta de dinheiro e a greve dos bancos confirmaram o caos.
sujeito composto verbo
b) Admite-se verbo no singular :
se os núcleos forem sinônimos .
“ A debilitação e a fraqueza vincava cruelmente seu velho rosto.” (Clarice Lispector)
ou
“ A debilitação e a fraqueza vincavam cruelmente seu velho rosto.” (Clarice Lispector)
se os núcleos aparecem em sequência gradativa.
A picada , a coceira , o mal-estar deixou-a nervosa.
ou
A picada , a coceira , o mal-estar deixaram-na nervosa.
c) O verbo fica no singular :
se os núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa .
A dona de casa , a mãe , a mulher é fundamental na mudança da sociedade.
se os núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém .
Dinheiro, mulheres, bebida, nada o atraía .
Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
O verbo vai para o plural ou concordará apenas com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo .
Chegou o pai e a filha .
Chegaram o pai e a filha .
Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
O verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência . A 1ª pessoa prevalece sobre 2ª e a 3ª . A 2ª pessoa prevalece sobre a 3ª .
Eu, tu e ele fizemos o exercício.
Tu e Maria recebereis a indenização.
Concordância nominal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.
a) Quando o sujeito for um coletivo , o verbo concorda com ele .
O cardume escapou da rede.
Os cardumes escaparam da rede.
b) Quando o sujeito é formado de um coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural , admitem-se as duas concordâncias .
A multidão de torcedores gritava desesperadamente. (de preferência)
A multidão de torcedores gritavam desesperadamente.
Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância.
Quando o sujeito for constituído por pronome de tratamento , o verbo vai para a 3ª pessoa.
Vossa Excelência entrou em conflito com ao parlamentares.
Vossas Excelências entraram em conflito com ao parlamentares.
Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa.
Se o nome próprio não for antecipado de artigo , o verbo ficará no singular .
Minas Gerais possui grandes fazendas.
Se
...