Conhecimento Linguístico
Pesquisas Acadêmicas: Conhecimento Linguístico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JeniferKaiser • 21/5/2013 • 345 Palavras (2 Páginas) • 1.320 Visualizações
Conhecimento Linguístico
Abrange o conhecimento gramatical e lexical. Podemos compreender: a organização do material lingüístico na superfície textual; o uso dos meios coesivos para efetuar a remissão ou sequenciação textual; a seleção lexical adequada ao tema ou aos modelos cognitivos ativos.
Mão única (Mas não necessariamente a certa)
Para compreensão é necessário considerar a ligação entre a idéia 1 mão única e a idéia 2 não necessariamente a certa estabelecida pelo elemento coesivo – mas-, conjunção que expressa oposição em relação ao esperado, ao pressuposto.
Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo
Refere-se a conhecimento gerais sobre o mundo, bem como a conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espácio-temporalmente situados, permitindo a produção de sentidos. Vejamos o exemplo a seguir:
Olé é deixar nossos adversários vendo estrelas. Seis, de preferência.
Se não levarmos em conta conhecimentos de mundo, como, então, compreender o enunciado: seis, de preferência? É preciso saber o que o Brasil foi classificado para a copa do mundo de futebol em 2006, dessa forma, seja o único a obter o titulo de hexacampeão.
Conhecimento Interacional
Refere-se às formas de integração por meio da linguagem e engloba os conhecimento:
Ilocucional;
Comunicacional;
Metacomunicativo;
Superestrutural.
Conhecimento Ilocucional
Permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional.
Conhecimento Comunicacional
Diz respeito à:
Quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta, para que parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto;
Seleção da variante lingüística adequada a cada situação de interação;
Adequação do gênero textual à situação comunicativa.
Conhecimento Metacomunicativo
É aquele que permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação pelo parceiro dos objetivos com que é produzido.
Para tanto, utiliza-se de vários tipos de ações lingüísticas configuradas no texto por meio da introdução de sinais de articulação ou apoios textuais, atividades de formulação ou construção textual.
Conhecimento Superestrutural ou conhecimento sobre gêneros textuais
Permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social. Envolvem também conhecimentos sobre as macrocategorias ou unidades globais que distinguem vários tipos de textos, bem como sobre a ordenação ou sequenciação textual em conexão com os objetivos pretendidos.
Exemplos: Fabulas e horóscopo
...