Conjunar dados da pesquisa, o índice de padrões aprovados e, em seguida, ser julgado em 2013
Artigo: Conjunar dados da pesquisa, o índice de padrões aprovados e, em seguida, ser julgado em 2013. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmslf • 15/3/2014 • Artigo • 339 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
Dados levantados pela equipe do portal Consultor Jurídico (Conjur)revelam aumento de propostas com vícios em relação a 2012
por Fausto Macedo e Mateus Coutinho
O número de leis inconstitucionais produzidas no Estado de São Paulo dobrou de 2012 a 2013. Os dados são do Anuário da Justiça da Justiça São Paulo 2014 produzido pela equipe do site Consultor Jurídico (Conjur) e que deve ser lançado no próximo dia 19 de março no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Segundo o levantamento do Conjur,o índice de normas aprovadas e depois questionadas na Justiça em 2013 chegou a 65%, o que mostra que a cada 10 leis aprovadas, mais de seis foram alvo de questionamentos no. Ainda de acordo com os dados, o TJ-SP julgou procedentes 354 ações que pediam a declaração de inconstitucionalidade de leis municipais. Os principais motivos das leis serem derrubadas foram: vício de iniciativa, violação do princípio da separação de poderes e geração de despesas sem fonte de custeio.
Um dos destaques do estudo do Conjur foi o município de Catanduva, considerado o “campeão” de leis inconstitucionais em 2013. Naquele ano, foram propostas 38 ações questionando as leis produzidas em Catanduva; 26 foram julgadas procedentes e quatro procedentes em parte. A prefeitura foi autora de 37 processos.
A Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Catanduva diz que o vício de iniciativa das leis aprovadas foi o grande motivo para elas serem questionadas judicialmente. Descartando qualquer interferência política, a Secretaria afirma que apenas questões técnicas e jurídicas levaram a prefeitura a ajuizar tantas ações contra normas editadas pela Câmara. “Na maioria dos casos, haveria prejuízo ao cidadão, uma vez que as leis não cumpriam as normas técnicas e a legislação aplicada”, destaca.
A prefeitura conseguiu evitar, por exemplo, a contratação de cobrador para todos os ônibus que circulam na cidade (Lei 5.402/2013); publicidade no muro do Estádio Municipal (Lei 5.282/2012); a reserva obrigatória de alas de hospitais públicos e privados para atendimento de dependentes químicos.
Confira a relação de outros municípios paulistas que, segundo o estudo do Conjur mais produziram leis consideradas inconstitucionais:
...