Considerações Finais
Tese: Considerações Finais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SilasGabriel01 • 5/10/2013 • Tese • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 425 Visualizações
Introdução
Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na prática educacional, no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação e/ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.
Surge a necessidade de dar novo significado ao “brincar” na escola com ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, já que a cultura lúdica é uma atividade humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano.
A Brinquedoteca nasceu com o objetivo de dar prazer e ludicidade à aprendizagem. Através deste trabalho será possível compreender um pouco desta importante ferramenta na construção do conhecimento.
Desenvolvimento
A história remonta que a primeira brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, nos Estados Unidos, quando o dono de uma loja de brinquedos percebeu que estava sendo roubado por crianças e reclamou com o diretor de uma escola municipal sobre a situação. O diretor chegou à conclusão de que as crianças estavam praticando furtos de brinquedos por que não tinham com o que brincar. Então, com recursos da comunidade local iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos. O serviço deu certo, existe até hoje e é chamado de Los Angeles Toy Loan. Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, tendo a estimulação através do brinquedo como filosofia. E na Inglaterra, em 1967 surgiram as Toys Libraries (Bibliotecas de Brinquedos).
Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.
Em se tratando de aspectos legais, é necessário seguir leis que possibilitem o funcionamento de uma brinquedoteca. Como envolve preferencialmente o mundo infantil, onde o brinquedo faz parte desse cenário, o empreendedor deve ter em mente que existe todo um arcabouço legislativo sobre o assunto e saber sobre essa base é interessante para o sucesso do negócio, pois assim não terá qualquer tipo de problema. As leis são as seguintes: Lei nº 10.826, de 22 de Dezembro de 2003, que trata sobre armas de brinquedo; Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, sobre brinquedoteca hospitalar e Norma Brasileira 11786, referente à segurança do brinquedo.
A Brinquedoteca é um espaço destinado a estimular o ato de brincar, tanto na criança como em qualquer outro ser humano. É um espaço que disponibiliza brinquedos, reúne inúmeras possibilidades e potencialidades com o intuito de desenvolver trabalhos sérios e extremamente relevantes para as crianças, por intermédio de brincadeiras variadas culminando principalmente com as atividades lúdicas.
Quanto à organização, as Brinquedotecas são estruturadas com diferentes espaços ou “cantos”, que vem sofrendo variadas transformações desde o seu surgimento, sob intensa metamorfose evolutiva, adequada de acordo com o ambiente inserido. Elas podem ser organizadas de varias formas, vejamos algumas: Canto do “Faz
...