DISCALCULIA: CAUSAS, SINTOMAS E INTERVENÇÃO
Por: seiom • 15/9/2019 • Seminário • 514 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
DISCALCULIA: CAUSAS, SINTOMAS E INTERVENÇÃO
Discalculia é um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos. Percebe-se desde muito cedo, mas é na escola que todos os sinais e dificuldades se expressam de maneira clara e explícita. É comum que tal condição seja geneticamente determinada tendo relatos parecidos num dos pais ou em parentes próximos.
O diagnóstico requer avaliação multidisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria. Não existem exames de imagem ou de laboratório para confirmar, somente sendo concluído mediante testes e correlações com a evolução pedagógica e seu comportamento com os números no cotidiano.
É comum que tal condição seja geneticamente determinada tendo relatos parecidos num dos pais ou em parentes próximos. A Discalculia é um problema biológico e inato que nada tem a ver com aspectos do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática.
A dificuldade, por sua vez, ocorre por vários motivos:
- incompreensão com a noção de quantidade associada à palavra ou conceito numérico;
- dificuldade em usar a linguagem adequada para representar o número;
- problemas de espacialidade e proporcionalidade em relação ao número correspondente;
- pouca aptidão para relacionar conceitos matemáticos, como por exemplo, relacionar porcentagem com divisão e conseguir resolver processos que envolvem abstração e representação mental.
Quanto ao tratamento, não existem medicações, exceto quando há TDAH associado. Ademais, é baseado em intervenção precoce, adaptação curricular e suporte psicopedagógico. A escola deve compreender a dificuldade e fazer modificações no conteúdo, visando facilitar a aprendizagem da matemática utilizando-se de materiais concretos para ensiná-la. O apoio psicopedagógico ajudará a criança a entender sua dificuldade e manejá-la da melhor forma possível incluindo estratégias metacognitivas. Não existe “cura” para esta condição e o portador deverá aprender a lidar com o transtorno.
ATIVIDADE PARA CRIANÇAS COM DISCALCULIA
Operação de adição, subtração e multiplicação
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade de efetuar operações da adição e subtração e multiplicação
- Comparar representação numérica com sua respectiva grandeza
Estratégias:
Lápis, papel, borracha, dado, material dourado.
Desenvolvimento:
Cada aluno deverá ter uma folha de papel e lápis para anotar a sua pontuação. O aluno irá lançar o dado e anotará em sua folha o número que estiver no dado com a face para cima. Em seguida ele irá pegar cubinhos do material dourado no valor correspondente da sua pontuação da jogada. Todos os alunos terão sua vez para jogar e após terminar a rodada inicia-se novamente a rodada. Após duas ou três rodadas o professor irá propor aos alunos uma rodada na qual será feita a subtração, ou seja, os alunos farão sua jogada e, ao invés de somar, ele irá subtrair o valor que resultar de sua jogada. Na última rodada, o professor vai propor que a rodada irá propor a multiplicação. Os alunos efetuaram sua jogada e o valor numérico que ficar do dado virado para cima será multiplicado por dois. No final, o aluno que obter o maior número de pontos, ou seja, o maior número de cubinhos será declarado vencedor.
...