TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACNE VULGAR: SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTOS ESTÉTICOS COM RECURSO DO ÁCIDO GLICÓLICO.

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.936 Palavras (20 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 20

ACNE VULGAR: SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTOS ESTÉTICOS COM RECURSO DO ÁCIDO GLICÓLICO.

Brenda Martins Santiago ¹

Ana Maria Rosalém Dazzi ²

RESUMO: A acne é uma doença inflamatória crônica, que se não tratada de forma adequada, pode gerar expressivos impactos negativos na vida das pessoas. São conhecidos alguns tipos de acne, entre eles estão a Acne Vulgar que é o assunto e será abordada nesse trabalho. A acne vulgar também conhecida como Acne juvenil é um dos tipos mais comum dessa enfermidade, e acomete principalmente os adolescentes entre 11 a 23 anos. O estudo destina-se a descrever os benefícios do tratamento com ácido glicólico para acne. O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido, substância que é extraído das frutas e outros alimentos, que é o caso do glicólico que é extraído da cana-de-açucar. Sua ação pode ser tanto superficial quanto profunda, que vai depender da sua concentração. Possui o pH mais baixo que o da pele. Ele promove na pele uma esfoliação que resulta na renovação celular e melhora da hidratação e aumenta produção de colágeno e elastina. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com base em coleta de dados. O uso do ácido glicólico na fase mais suave da doença, mostrou-se eficiente e satisfatório.

PALAVRAS-CHAVE: Acne. Acne vulgar. Ácido glicólico. Tratamentos estéticos. Doença.

ACNE VULGAR: AESTHETIC SYMPTOMS, CAUSES AND TREATMENTS WITH GLYCOLIC ACID RESOURCE

ABSTRACT: Acne is a chronic inflammatory disease, which if not treated properly, can generate significant negative impacts on people's lives. Some types of acne are known, among them are the Acne Vulgar that is the subject and will be approached in that work. Acne vulgaris also known as juvenile acne is one of the most common types of acne, and mainly affects adolescents between 11 and 23 years old. The study is intended to describe the benefits of glycolic acid treatment for acne. Glycolic acid is an alpha-hydroxy acid, a substance that is extracted from fruits and other foods, which is the case of the glycolic acid that is extracted from sugar cane. Its action can be both superficial and profound, which will depend on its concentration. It has a pH lower than that of the skin. It promotes on the skin an exfoliation that results in cell renewal and improved hydration and increases production of collagen and elastin. The research is based on bibliography, based on data collection. The use of glycolic acid in the milder phase of the disease was efficient and satisfactory.

KEYWORDS: Acne. Acne vulgaris. Glycolic acid. Aesthetic treatments. Disease.

______________________

¹ Acadêmica do Curso de Estética e Cosmética da Faculdade Novo Milênio

² Professora Orientadora

INTRODUÇÃO

A Acne vulgar é uma doença não contagiosa que se manifesta na puberdade, adolescência e pode permanecer até a idade adulta. Suas lesões se manifestam de forma inestética trazendo inúmeros transtornos principalmente nos adolescentes. Os tratamentos estéticos a base do ácido glicólico são os tratamentos adequados para beneficiar esta população que sofre com estes transtornos apresentados pela acne?

Este trabalho destina-se a mostrar a importância do tratamento, proporcionando entendimento da acne vulgar e o tratamento com o ácido glicólico. Ao mostrar-se a importância do tratamento, proporcionando assim uma ampla visão dos mais variados tipos de acne e tratamentos, serão difundidos importantes conceitos a fim de esclarecer, apresentar, identificar e descrever a acne vulgar e o ácido glicólico.

O ácido glicólico tem sido um dos mais utilizados na indústria dos cosméticos. Muito utilizado em sabonetes, possui ação queratolítica, promovendo renovação das células, e afinamento do estrato córneo. Ele é extraído da cana de açúcar por meio de processo químico, pode também ser sintetizado em laboratório e sua ação na pele proporciona uma esfoliação que pode ser profunda ou superficial dependendo da sua concentração que varia de 30 a 70%, ação eficaz no tratamento da Acne.

Os objetivos desse trabalho é descrever os benefícios dos tratamentos com ácido glicólico para acne, compreender o que é a acne vulgar, apresentar e identificar o tratamento com ácido glicólico, identificar os benefícios do tratamento de acne com ácido glicólico.

1 HISTOLOGIA E FISIOLOGIA DA PELE

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, parte integrante do sistema tegumentar, que é formado por: pelos, glândulas sudoríparas e sebáceas. A extensão que a pele corresponde em média a 2m² e cerca de 15% do peso corporal; é formada por: epiderme, derme e alguns autores também consideram a hipoderme como um tecido integrante da pele; cada tecido tem sua função distinta. As principais funções da pele são: proteção dos tecidos subjacentes, regular a temperatura. (KEDE; SABATOVICH, 2009).

Além de revestir a superfície externa do corpo, protegendo-o, outras funções atribuídas a este órgão são: controle da temperatura, sensorial, estética, absorção da radiação ultravioleta (UV), síntese da vitamina D, absorção e eliminação de substâncias químicas (RIBEIRO, 2010, p. 17).

Segundo Ribeiro (2010), a pele tem espessura variável dependendo da região do corpo e ela pode ser classificada em: pilosa, glabra e orificial. Analisando a pele, percebe-se a epiderme, derme e logo abaixo, a hipoderme.

1.1 EPIDERME

A epiderme é parte do sistema tegumentar, é a camada mais superficial da pele e possui algumas funções. As principais são proteção contra danos extrínsecos, barreira protetora e inibidora do excesso da perda de líquido corporal. (SBD, acesso em 31 de outubro de 2016).

A epiderme consiste em uma complexa estrutura constituída de diferentes camadas formadas pelos queratinócitos, células epiteliais estratificadas, que sofrem diferenciação à medida que vão da camada basal até a superfície da pele, quando descamam em numerosas camadas de células queratinizadas, anucleada e sem organelas chamadas de corneócitos (RIBEIRO, 2010, p. 17).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com