DIVERSIDADE E MULTICULTURALISMOS NA ESCOLA
Trabalho Escolar: DIVERSIDADE E MULTICULTURALISMOS NA ESCOLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabida • 24/5/2014 • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 892 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar a legislação que ampara os respeito ás diversidades culturais e avaliar as implicações préticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógio Curricular das escolas.
Assim sendo, foi elaborado um texto analítico da convergência entre as determinações legais relacionadas a valorização do Multiculturalismo, assim como, as práticas instituídas nas ecolas. O desfio consiste em reconhecer a importância de promover o Multiculturalismo e a implantação de projetos e ações pedagogicas que valorizem toda a diversidade presente na escola, percebida em seus vários aspectos, etnica, religiosa, sexual, e de genero, de classe social, faixa etária, sotaques, cores, valores, crenças, comportamentos, enfim, que reflete a sociedade na qual se encontra inserida.
O trabalho realizado por meio de pesquisas consiste em um levantamento de dados a partir fa observação do Projeto Curricular da escola dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Nacionais para Educação especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.
E também simular um trabalho por meio de desenhos que representem as diversidades existentes, cujo objetivo consiste no trabalho pedagógico junto às crianças como orientação e valorização da diversidade e do culturalismo e a conclusão final do grupo a respeito do trabalho como um todo.
DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO NA ESCOLA
Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Desde sua promulgação, em 20 de dezembro de
1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vem redesenhando o sistema educacional brasileiro em todos os níveis: da creche, desde então incorporada aos sistemas de ensino, às universidades, além de todas as outras modalidades de ensino, incluindo a educação especial,profissional, indígena, no campo e ensino a distância.
A LDB dispõe sobre todos os aspectos do sistema
educacional, dos princípios gerais da educação
escolar às finalidades, recursos financeiros,
formação e diretrizes para a carreira dos profissionais do setor.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Os parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para educação no Ensino fundamental em todo País. Sua função é orientar e garantir coerência dos investimentos do sistema educacional, socializando discuções, pequisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menos contato com a produção pedagógica atual.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. São referências e orientações pedagógicas para implementação de práticas educativas e de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crinças de 0 a 6 anos de idade, considerando duas caracteristícas emocionais, sociais e cognitivas.
Comemoração escolar realizada por uma instituição escolar
Título : Comemoração do dia dos Pais na Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto
Disponível em : www.educacaoapodi.blogspot.com.br
Acesso em: 27/03/2014
Análise crítica:
A festividade realizada na Escola Municipal “Francisco Alcivan Pinto” para comemorar o Dia dos Pais, foi planejada para valorizar a sua comunidade que é constituída na sua maioria de pessoas oriundas das regiões norte, nordeste. Compareceram a Equipe gestora, professores, funcionários, pais e alunos para que todos pudessem participar das várias atividades e brincadeiras propostas para o dia.
As atividades ocorreram de forma que houvesse uma integração geral, e ao começar foi servido um café da manhã especial a todos os pais presentes com comidas típicas da região Nordeste e Sudeste, como: O cuscuz paulista e o nordestino, café, suco, bolo, e tapiocas. Houve ainda um Karaoke onde um dos pais com sotaque típico da região Norte cantou uma embolada e danças como o forro. Alunos ainda dançaram o rap e funk. Dessa maneira a comunidade pode vivenciar alguns aspectos importantes referentes a diversidade e o multiculturalismo ao escolherem expressões culturais.
DESENHOS QUE VALORIZAM A DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO
Desenho Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo
Deve-se trabalhar com as questões envolvendo a acessibilidade e mobilidade de pessoas com cegueira ou baixa visão. Enfatizar que está condição não afeta as capacidades cognitivas e motoras e que etes indivíduos são capazes de trabalhar, educar os filhos, ler escrever, nagevar na internet e desenvolver várias atividades com o auxílio de recursos técnológicos.
È necessário a inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais, eles devem ter garantido seu direito de acesso e permanência na escola
Pública gratuita, pois os objetivos da Educação Especial destinada às crianças com deficiências diz respeito a um ensino que lhes favoreça o acesso
...