Dicionario
Tese: Dicionario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hericsantos • 26/10/2013 • Tese • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 258 Visualizações
- A -
ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - entidade que congrega a principais empresas anunciantes do país.
ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda - entidade que congrega as principais agências do país.
ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - entidade que congrega as principais emissoras de rádio e televisão do país.
ABIPE - Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado - tradicional entidade das empresas de pesquisa, bastante reduzida depois que um grupo das principais organizações da área deixou a Associação para fundar a ANEP.
ABP - Associação Brasileira de Propaganda - entidade, com sede no Rio de Janeiro, que reúne empresas e profissionais da área de propaganda e é a mais antiga das associações brasileiras na área publicitária.
AD HOC - Trabalho feito sob encomenda, especialmente para um cliente. Termo geralmente utilizado na área de pesquisa.
ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil - entidade que congrega profissionais da área de marketing e propaganda.
ADVERTISING - Propaganda comercial, em inglês.
AEPAL - Associação Brasileira das Empresas de Propaganda ao Ar Livre - entidade que congrega as principais empresas que fazem propaganda ao ar livre, tais como painéis, luminosos, placas em prédios e ruas, outdoors e assielhados.
AGÊNCIA - 1. Empresa dedicada à arte e técnica da propaganda. 2. Empresa especializada em agenciar modelos e intérpretes.
ALL-TYPE - Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.
ALTO-CONTRASTE - Efeito empregado em fotografia (estática ou ciniatográfica) para eliminar os meios-tons, deixando apenas os contornos em preto-e-branco ou nas cores dominantes.
ANEP - Associação Nacional de Empresas de Pesquisa - entidade que congrega os principais institutos de pesquisa do país.
ANER - Associação Brasileira de Editores de Revistas - entidade que congrega as principais editoras de revistas do país.
ANIMATIC - Esboço de um comercial de Televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos, de forma a explicar melhor como será o resultado após sua efetiva produção. Geralmente empregado em pesquisa, para fazer pré-teste de comerciais.
ANJ - Associação Nacional de Jornais - entidade que congrega os principais jornais do país.
ANUNCIANTE - Ver Cliente.
ANÚNCIO - Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de propaganda.
ANÚNCIO COOPERADO - Anúncio feito por mais de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos entre elas. O exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que destacam as marcas de determinados fabricantes.
APP - Associação dos Profissionais de Propaganda - entidade, sediada em São Paulo, que reúne empresas e profissionais da área de propaganda.
APPROACH - Abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho criativo da peça de propaganda.
ARTE - Qualquer ilustração utilizada para compor uma peça publicitária.
ARTE-FINAL - Ilustração em sua forma definitiva, seja ela de desenhos, símbolos ou letras.
ATENDIMENTO - 1. Área da agência (do veículo, produtora ou fornecedor) que atende os clientes da empresa. 2. Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. 3. Ato de atender a um cliente, ou seja, trabalhar de forma permanente e regular para ele.
ATINGIMENTO - 1. Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.
AUDIÊNCIA - Pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as pessoas que ouvem determinada emissora de rádio como as que assistem a determinado canal de televisão ou lêem determinado título de jornal ou revista.
AUDIÊNCIA ACUMULADA - Soma das audiências obtidas pelo emprego de diversos meios e veículos de comunicação, com o uso de diversos programas, diversas mensagens e/ou a repetição delas. Pode ser bruta ou líquida.
AUDIÊNCIA BRUTA - Somatória de todas as audiências obtidas, sem descontar as duplicações.
AUDIÊNCIA LÍQUIDA - Volume total de audiência obtida, descontadas as duplicações. Soma dos que viram, ouviram ou leram a mensagem no mínimo uma vez, contando apenas uma vez cada pessoa.
AUDIÊNCIA MÉDIA - 1. Volume habitual de audiência de um veículo. 2. Média das audiências obtidas com o emprego de diversos veículos de comunicação ou programas.
AUDIÊNCIA PRIMÁRIA - Audiência obtida prioritariamente por um veículo de comunicação (ou programa); como, por exemplo, as crianças em um programa infantil, os assinantes de uma revista, os compradores de um jornal, etc.
AUDIÊNCIA SECUNDÁRIA - Audiência obtida entre pessoas às quais o veículo (ou programa) não é destinado; como, por exemplo, os adultos em um programa infantil e as pessoas que pedem emprestado uma revista ou um jornal.
AUTORIZAÇÃO - Documento entregue pela
...