Diversidade Brasileira
Dissertações: Diversidade Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianapereira3 • 25/9/2013 • 815 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O reconhecimento do caráter multicultural de grande parte das sociedades, leva à constatação de muitas identidades culturais que tomam parte na constituição da diversidade histórica, cultural e linguística nas mais diversas localidades.
O documento em questão aborda tais temas sob os seguintes títulos: diversidade histórica, diversidade linguística, e diversidade Cultural.
A formação histórica da sociedade bem como a diversidade Cultural na formação do Brasil, relações culturais em diferentes regiões, as relações com o tempo e com o espaço; ocupado por seres humanos de diferentes origens culturais, a diversidade em diferentes grupos humanos, o ser humano como agente e produtor de sua historia, cultura,e as muitas linguagens como fator de identidade de grupos, e assim por diante.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. DIVERSIDADE HISTORICA
A imigração e a integração de várias culturas e povos é parte importante da história de uma nação, desde sua formação.Há vários, fatores que durante os séculos foram acontecendo e miscigenando a sociedade, dentre esses fatores, a vinda do homem para América, tanto na parte pré-histórica, quanto nas grandes navegações, a chegada do europeu na América, África, Ásia... e etc.
Da colonizaçao portuguesa do Brasil (1500-1822) até o final dos anos 1930, os elementos de mercado da economia brasileira basearam-se na produção de grãos para exportação. A economia do Brasil foi fortemente dependente do trabalho escravo até o final do século(XIX). Desde então, o Brasil viveu um período de crescimento econômico e demográfico, acompanhado da imigração europeia (principalmente Itália, Portugal, Espanha, e Alemanha).
As estatísticas mostram que 4,5 milhões de pessoas emigraram para o país entre 1882 e 1934.
Foto: Google: Acervo Arquivo Histórico de Caxias do Sul
Em geral, as pessoas deslocam-se entre países ou estados à procura de trabalho e melhores condições de vida.
2.2. DIVERSIDADE LINGUISTICA
A variação linguística é um assunto muito importante. É muito comum que, quando pessoas que possuem modos de falar distintos se encontram, surjam discussões sobre quem fala certo e quem fala errado.Inclusive na educação temos discussões sobre como ensinar a linguagem culta sem ferir a cultura linguística do individuo. Conforme Preti (1982), as comunidades linguísticas são responsáveis pelos regionalismos:
No dia a dia usamos com mais frequência a linguagem, comum e popular (coloquial), a língua culta é usada em linguagem escrita; literatura,e situações mais formais.
Cabe à escola e demais instituições voltadas para a educação, desmistificar o português no Brasil e assim, reconhecer a imensa diversidade linguística do país, podendo melhorar o ensino, bem como facilitar o ensino da norma culta na sala de aula.
A ilustração mostra a variação de linguagem em um mesmo falante. Imagine uma pessoa adulta falando com uma criança: ela terá que adequar sua linguagem à compreensão infantil. Caso isso não ocorra, ela poderá não ser compreendida,no entanto quando falar com uma pessoa adulta terá que adequar- se a compreensão do adulto.
2.3 DIVERSIDADE CULTURAL
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os escravos africanos , a população indígena e os colonizadores europeus foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, espanhois,portugueses, alemães, entre outros, contribuíram para essa diversidade cultural. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura
...