EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Dissertações: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geuckson • 23/3/2015 • 7.574 Palavras (31 Páginas) • 567 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E. E. E. F. M “Waldemiro Hemerly”
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES - 2013
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Exmº. Senhor
Secretário Estadual de Educação, Sr. Klinger Marcos Barbosa Alves
Senhor Secretário,
Deuza Lorencini Barros diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Waldemiro Hemerly” de CNPJ: 03.522.571/0001-84, localizada na Rua Capitão Bley, Nº. 19, centro no Município de Rio Novo do Sul, vem requerer desta Secretaria a criação e aprovação do Curso Técnico de Nível Médio – Técnico em Administração, Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio, com 40 (quarenta) vagas semestrais no turno noturno.
Nestes termos
Pede e espera deferimento.
Rio Novo do Sul, julho de 2013.
________________________________
DEUZA LORENCINI BARROS
Diretora
INFORMAÇÕES DA ESCOLA
CNPJ: 03.522.571/0001-84
RAZÃO SOCIAL: EEEFM “Waldemiro Hemerly”
ESFERA ADMINISTRATIVA:Estadual
ENDEREÇO: RUA: Capitão Bley, 19.
MUNICIPIO: Rio Novo do Sul CEP: 29.290-000
TELEFONE/FAX: (28) 3533-1722
E-MAIL: escolawaldemiro@sedu.es.gov.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS TURNOS:
MATUTINO: 7h às 12h
VESPERTINO: 12h30min às 17h30min
NOTURNO: 18h10min às22h20min
INFORMAÇÕES DO CURSO
NOME DO CURSO: Técnico em Administração
EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios
TOTALDE VAGAS: 40 vagas semestrais
NÚMERO DE TURMAS: 1
TURNO DE FUNCIONAMENTO DAS TURMAS: Noturno
CARGA HORARIA TOTAL DO CURSO: 870 horas
MODULOS:
MODULO 1: 300 horas
MODULO 2: 300 horas
MODULO 3: 870 horas
II.JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS
JUSTIFICATIVA
Administração é um vocábulo que, em latim, significa ad (direção para) e minister (obediência), ou seja, na origem temos uma forma de comandar. Administrar um estabelecimento, uma seção, uma equipe, é um ato que ocorre em todas as empresas, sem exceção, e ainda temos um tipo de administração peculiar que é a autogestão, que se refere à auto-administração do trabalhador, por que a empresa moderna tanto clama.
Tratando-se de formação profissionalizante, considera-se que fica clara a necessidade deste tipo de abordagem, não só no curso específico de Administração, mas em todos ministrados nas escolas técnicas. No modelo atual de empresa, sabemos que uma boa administração é fundamental. Em períodos anteriores à presente crise econômica mundial, a situação dos empregados era mais confortável, pois existia um equilíbrio que estabilizava mais o emprego, não ficando tão evidente a necessidade de um bom gerenciamento ou administração do trabalho.
Somada ao novo quadro econômico temos a globalização, que veio alterar o sistema de concorrência entre as empresas, passando de uma disputa amena para a competição selvagem, onde sobrevive aquele que supera a expectativa do cliente. Não se espera, nesse novo modelo, que o empregado fique esperando o que o chefe vai ordenar, pelo contrário, deseja-se que esse tenha iniciativa, que saiba inovar, criar soluções para os problemas, que saiba conquistar novos clientes e manter os atuais, enfim, demonstre conhecimentos administrativos que, a cada dia, tornar-se-ão elementos implícitos nos pré-requisitos solicitados nas fases de seleção de pessoal.
Estudos realizados destacam informações e tendências que denotam a importância da profissional nesse segmento de mercado. O setor de serviços, que concentra o maior número de empresas, foi apontado como um dos grandes empregadores desses profissionais. Crescem também, as oportunidades no Terceiro Setor, que necessita cada vez mais de administração profissional.
Para as empresas, o básico em um bom profissional é ser generalista com competências em campos como finanças, marketing, recursos humanos e logísticos, o que comprova que os novos modelos de gestão exigem dos trabalhadores competências para transitar entre diferentes setores das organizações de maior porte, bem como polivalência profissional, isto é, que possuam competências que lhes permitam superar os limites de uma ocupação ou campo de trabalho, sobretudo nas empresas de menor porte, como as micro e pequenas.
A propósito, estas empresas, em nosso Estado e região, empregam, formal e informalmente, mais que as grandes empresas.
Neste contexto, a EEEFM “Waldemiro Hemerly” propõe a oferta de cursos técnico de nível médio, a fim de formar profissionais que atendam a demanda no mundo do trabalho observando os pré - requisitos para um bom desempenho no setor administrativo.
Observando as mudanças sociais, políticas e econômicas e os encaminhamentos a partir deste conjunto de mudanças, é possível afirmar que em qualquer tipo de empresa, seja ela pública ou privada, uma boa administração é fundamental e empregados que ficam esperando comandos de chefes ou encarregados
...