Enade Comentado 2004
Exames: Enade Comentado 2004. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: day1gleyce • 8/10/2014 • 2.099 Palavras (9 Páginas) • 3.782 Visualizações
ODONTOLOGIA – ENADE - 2004
QUESTÕES DISCURSIVAS – FORMAÇÃO GERAL
Questão 1
Leia o e-mail de Elisa enviado para sua prima que mora na Itália e observe o gráfico.
Vivi durante anos alimentando os sonhos sobre o que faria após minha aposentado-ria que deveria acontecer ainda este ano. Um deles era aceitar o convite de passar uns meses aí com vocês, visto que os custos da viagem ficariam amenizados com a hospedagem oferecida e poderíamos aproveitar para conviver por um período mais longo.
Carla, imagine que completei os trinta anos de trabalho e não posso me aposentar porque não tenho a idade mínima para a aposentadoria. Desta forma, teremos, infe-lizmente, que adiar a idéia de nos encontrar no próximo ano.
Um grande abraço, Elisa.
[Gráfico]
Fonte: Brasil em números 1999. Rio de Janeiro. IBGE, 2000.
Ainda que mudanças na dinâmica demográfica não expliquem todos os problemas dos sistemas de previdência social, apresente:
a) uma explicação sobre a relação existente entre o envelhecimento populacional de um país e a questão da previdência social; (valor: 5,0 pontos)
b) uma situação, além da elevação da expectativa de vida, que possivelmente contribuiu para as mudanças nas regras de aposentadoria do Brasil nos últimos anos.
(valor: 5,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA
a) O envelhecimento da população, resultado de um processo de aumento da parti-cipação dos idosos no conjunto total da população, se, por um lado, é um dado positivo porque expressa o aumento da expectativa de vida das pessoas, por ou-tro, implica um ônus maior para os sistemas previdenciários e de saúde, pois os governos têm que pagar por mais tempo os benefícios/direitos de aposentadoria e arcar com assistência médica e hospitalar de um número maior de idosos (a elevação da expectativa de vida do brasileiro prolonga o tempo de recebimento dos benefícios da aposentadoria). Isso implica a necessidade de medidas efica-zes por parte da previdência social que possam garantir aposentadoria e assis-tência médica satisfatória.
b) Pode ser apresentada uma das seguintes situações:
• a redução das taxas de fecundidade deverá provocar, a médio e longo prazos, a diminuição de contribuintes ao sistema previdenciário;
• ao contrário dos países desenvolvidos que primeiro acumularam riquezas e depois envelheceram, o Brasil entra num processo de envelhecimento da população com questões econômicas e sociais não resolvidas;
• grande parcela de trabalhadores no Brasil não é contribuinte do sistema previdenciário;
• o sistema previdenciário, ao longo do tempo, permitiu a coexistência de milhares de aposentadorias extremamente elevadas ao lado de milhões de aposentadorias miseráveis;
• o alargamento de benefícios a outras camadas da população que não pagaram a previdência pelo tempo regular;
• fraudes no sistema previdenciário, inclusive com formação de quadrilhas;
• a opção política neoliberal, com a proposta de redução do papel do Estado, estimu-lou a previdência privada;
• a metodologia que anteriormente era adotada no cálculo da previdência social.
Habilidade aferida: Construir argumentos que expliquem a associação entre o enve-lhecimento populacional e os custos do sistema previdenciário.
Questão 2
A Reprodução Clonal do Ser Humano
A reprodução clonal do ser humano acha-se no rol das coisas preocupantes da ciência juntamente com o controle do comportamento, a engenharia genética, o transplante de cabeças, a poesia de computador e o crescimento irrestrito das flores plásticas.
A reprodução clonal é a mais espantosa das perspectivas, pois acarreta a eliminação do sexo, trazendo como compensação a eliminação metafórica da morte. Quase não é consolo saber que a nossa reprodução clonal, idêntica a nós, continua a viver, principalmente quando essa vida incluirá, mais cedo ou mais tarde, o afastamento provável do eu real, então idoso. É difícil imaginar algo parecido à afeição ou ao respeito filial por um único e solteiro núcleo; mais difícil ainda é considerar o nosso novo eu autogerado como algo que não seja senão um total e desolado órfão. E isso para não mencionar o complexo relacionamento interpessoal inerente à auto-educação desde a infância, ao ensino da linguagem, ao estabelecimento da disciplina e das maneiras etc. Como se sentiria você caso se tornasse, por procuração, um incorrigível delinqüente juvenil na idade de 55 anos?
As questões públicas são óbvias. Quem será selecionado e de acordo com que qualificações? Como enfrentar os riscos da tecnologia erroneamente usada, tais como uma reprodução clonal autodeterminada pelos ricos e poderosos, mas socialmente indesejáveis, ou a reprodução feita pelo Governo de massas dóceis e idiotas para realizarem o trabalho do mundo? Qual será, sobre os não-reproduzidos clonalmente, o efeito de toda essa mesmice humana? Afinal, nós nos habituamos, no decorrer de milênios, ao permanente estímulo da singularidade; cada um de nós é totalmente diverso, em sentido fundamental, de todos os bilhões. A individualidade é um fato essencial da vida. A idéia da ausência de um eu humano, a mesmice, é aterrorizante quando a gente se põe a pensar no assunto.
(...)
Para fazer tudo bem direitinho, com esperanças de terminar com genuína du-plicata de uma só pessoa, não há outra escolha. É preciso clonar o mundo inteiro, nada menos.
THOMAS, Lewis. A medusa e a lesma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p.59.
Em no máximo dez linhas, expresse a sua opinião em relação a uma – e somente uma – das questões propostas no terceiro parágrafo do texto. (valor: 10,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA
O estudante poderá focalizar uma das seguintes questões:
• qualificação para o processo
...