Energias limpas
Por: Ingrid Vargas • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
Futuro da Humanidade
Desde a Revolução industrial se iniciou uma busca inconsequente por recursos naturais. E isso sem pensar no que aconteceria depois. Na época, buscavam apenas crescimento tecnológico e econômico e esperavam que o mercado de trabalho aumentasse. Com isso, vieram diversos impactos ambientais como chuva ácida, efeito estufa, desmatamento, degradação costeira e diversos outros.
Temos uma visão clara dessas consequências com o fator Chernobyl. Cheios de energia nuclear, os reatores foram testados para funcionarem com menor gasto de energia e maior aproveitamento da mesma. Com isso, aconteceu um superaquecimento dos reatores que acabaram explodindo e liberando material radioativo que causa danos a qualquer ser vivo.
Vendo como esses fatores destruiriam o planeta e com medo de que o que aconteceu em Chernobyl ocorresse em seus territórios, cientistas buscaram por outras fontes de energia. E encontraram. As tais fontes de energia limpa tinham custo elevado, mas não poluiria tanto assim o meio ambiente e social. Bom, eles estavam enganados. Podem poluir menos que as fontes não renováveis, mas também tem seu lado ruim.
Um exemplo é a energia produzida pelas usinas hidrelétricas. Essa fonte renovável é capaz de causar inundações, destruir habitats naturais e destruir a vida de populações ribeirinhas. Um caso recente foi a inundação de um habitat natural de um vegetal no Rio Pelotas, situado na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
É necessário que tenhamos em mente que cada fonte de energia tem seu lado positivo e negativo. Mas com a conscientização populacional sobre gasto de energia, o planejamento para novas obras energéticas e uma fiscalização ambiental mais rígida e eficiente podem mudar um pouco o tamanho da poluição mundial e com isso, garantir que nossos futuros descendentes terão uma vida no planeta.
http://www.espacosustentavel.com/pdf/INATOMI_TAHI_IMPACTOS_AMBIENTAIS.pdf
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm
http://www.brasilescola.com/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm
http://www.maternatura.org.br/hidreletricas/guia_IV.asp
...