TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e funcionamento da educação de crianças pequenas e Escola primária no Brasil

Projeto de pesquisa: Estrutura e funcionamento da educação de crianças pequenas e Escola primária no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Falaremos sobre o ensino fundamental de nove anos, destacando a questão das metas e objetivos propostos pelo plano atual, Plano Nacional de Educação e a ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos, com o início aos 6 anos de idade, atingindo diretamente outras metas desse mesmo PNE (percentual mínimo de atendimento da Educação Infantil e a extinção das classes de alfabetização que ainda existirem na educação infantil. De forma indireta, várias outras metas e objetivos propostos para a Educação Infantil e ensino fundamental serão atingidos.

Estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do

Ensino Fundamental no Brasil

A formação na educação infantil é muito importante com base na observação da diferença do 1º ano do ensino fundamental.

É uma grande contribuição na formação cognitiva e social do individuo, e nessa fase em que a personalidade da criança é formada.

Sendo assim, é importante frisar que: esse período de aprendizagem se torna um grande benefício que significa muito para o conhecimento de vida.

Acreditamos que esse conceito conta com uma grande aliada, e é peça fundamental para essa contribuição, que é a família, ela é o suporte da criança desde o início, apresentando o certo e o errado.

É importante lembrar que nem sempre a pessoa com uma boa educação, é totalmente responsabilidade da escola, ambas partes andam juntas lado a lado, a escola e a família.

O ensino brasileiro não tem sido tão favorável assim, a alfabetização está deixando muito a desejar, os métodos de ensino hoje já não tem as mesmas qualidades de antes, para início de conversa, os professores estão perdendo o encanto, já não tem o mesmo entusiasmo e satisfação de entrar em uma sala de aula, muitos já não trabalham mais com prazer ou amor no que faz, mas sim pelo fato de estar sendo remunerados e pelos benefícios.

As práticas pedagógicas tecnicista é muito criticado, pelo fato de ter marcado o período militar, aonde o professor tem que dominar as técnicas de repetir, copiar e dar ordens e já se sente capacitado para ensinar, mas retirando todas essas técnicas pode não ser a melhor forma para a educação, podendo observar que, não é totalmente as técnicas, e sim a maneira que usamos desse meio para ensinar, o governo vem dando prioridade na educação cada vez mais.

A educação infantil na atual constituição nacional em 1996 passa a ser definida como a primeira etapa da educação básica.

A educação infantil no Brasil passou a ser vinculada somente a política de assistência social passando então a integrar a política nacional da educação.

Entende-se, portanto, que esta disciplina tem uma grande contribuição para o projeto de educação pública comprometido com a efetiva melhoria das condições de vida da população, especialmente da parcela mais marginalizada. Reafirma-se nesta proposta o compromisso com a superação da forma fragmentada de produzir o ensino-aprendizagem, que impede a visão crítica sobre a sociedade da qual o professor e os alunos fazem parte. Por outro lado, não se pode ignorar o lado dinâmico desta sociedade.

No quesito parâmetro curricular é um referencia de ações e orientações pedagógicas, e visa como um conjunto, as práticas educativas, na tentativa de criar e promover qualidades para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.

E tem como função de contribuir com as políticas e programas de educação infantil, dispondo de informações, discussões e pesquisas ajudando os professores no trabalho educativo de técnicos e os outros profissionais da educação infantil e incentivando os ensinos estaduais e municipais.

Dando assim direito as crianças de 0 a 6 anos uma qualidade de experiências que contribuem para o bem estar da cidadania introduzidas nos seguintes princípios:

°dando direito as crianças a brincarem, a pensar de uma forma particular delas.

° livre acesso a todos os bens que ajudam no desenvolvimento a expressão.

° a socialização entre elas sem ser descriminadas.

° atendendo aos cuidados associados a sobrevivência e desenvolvimento de sua identidade.

A educação no Brasil esta longe de ser um modelo e exemplo de uma sociedade com uma educação de qualidade, ainda tem que melhorar muita coisa, os políticos não estão preocupados com a qualidade da formação e sim com quantidades de diplomas, mais significativa na atualidade é o avanço da tecnologia.

Vantagens e desvantagens do

Ensino Fundamental de nove anos.

Em 2004 foi lançado o Programa ampliação fundamental para 9 anos, pelo Ministério da Educação Mec. É importante destacar que agora os alunos terão dois anos para cumprir a fase de alfabetização o que é fundamental para o bom desempenho nos anos seguinte.

Falando de vantagens destacamos o período da escolaridade obrigatória que assegura o acesso da criança de 6 anos na escola, a escolarização nesse período, tem coo principal objetivo a preparação do aluno para sua inserção no mundo do adulto no mundo do trabalho e no exercício da cidadania.

É de sua importância que todo o professor desse período de escolarização esteja comprometido com a função social dos conhecimentos trabalhados nessa etapa.

O ensino fundamental ampliado para 9 anos de duração exige uma proposta pedagógica própria para ser desenvolvida, em cada escola inclui um sistema diferenciado no contexto da proposta pedagógica, a LDB 9.394 de 1996 diz que toda criança nos primeiros anos do ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas proposta não é o aumento de conteúdo, mas de aprendizagem estabelecida na base nacional comum ou seja, não é mais tempo na escola e sim a qualidade no ensino. Acredita-se ser vantagem alfabetizar crianças de 6 anos aprender a ler e escrever são desafios mas esta fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo das crianças.

Essa mudança afeta diretamente as crianças, é preciso cuidado por parte dos educadores, pois elas precisam de mais tempo para brincar, desenhar, cantar músicas interagir com o outro, ir ao parque e ouvir histórias deve ser levado em contar que no ensino fundamental o principal objetivo é a qualidade de ensino.

Seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com