Exercícios De Coesão E Coerência Perguntas
Casos: Exercícios De Coesão E Coerência Perguntas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariaEugenia • 2/9/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
As qualidades de um texto
Não existem fórmulas mágicas para fazer uma boa redação. O exercício contínuo aliado à prática da leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de textos.
São qualidades da redação que você deve cultivar: a coerência, a clareza, a concisão e a correção.
A COERÊNCIA
Coerência deve ser entendida como unidade do texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório. Observe o texto que segue:
Lá dentro havia uma fumaça formada pelos inúmeros cigarros e essa fumaça não deixava que nós víssemos qualquer pessoa, pois ela era muito intensa.
Meu colega foi à cozinha me deixando sozinho, fiquei encostado na parede da sala e fiquei observando as pessoas que lá estavam. Na festa havia pessoas de todos os tipos: ruivas, brancas, pretas, amarelas, altas, baixas, etc.
O texto acima apresenta uma incoerência.
a) Identifique e explique a incoerência apresentada.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A CLAREZA
A clareza consiste na expressão da ideia de forma que possa ser rapidamente compreendida pelo leitor. Ser claro é ser coerente, não se contradizer, não confundir o leitor. São inimigos da clareza: a desobediência às normas da língua; os períodos longos; o vocabulário rebuscado ou impreciso.
Leia o texto, abaixo:
Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas piadas traduzem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.
Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada, cerca de 20 anos atrás, entre o prefeito de Bom Sucesso (MG) e o então secretário estadual do Interior, Ovídeo de Abreu.
Conta o deputado Elias Murad (PSDB-MG) que Abreu sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que Bom Sucesso (MG) sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado, expediu rapidamente um telegrama ao prefeito:
"Movimento sísmico previsto na região. Provável epicentro, movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar providências logísticas cabíveis".
O secretário esperou ansioso pela resposta. Quatro dias depois chegava o telegrama do prefeito: "Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável. Cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade"
(Folha de S. Paulo. 24/11/92)
Como você pôde perceber não houve comunicação entre o secretário e o prefeito.
a) Explique como o prefeito entendeu o teor do telegrama.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
...