FUNCÕES DE LINGUAGEM
Artigos Científicos: FUNCÕES DE LINGUAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreramalho • 2/3/2015 • 358 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
As funções da linguagem de dividem em seis itens, que são:
• EMISSOR: Aquele que emite a mensagem, codificando-a em palavras chama-se.
• RECEPTOR: Quem recebe a mensagem de a decodifica, ou seja, apreende a idéia, é chamado de.
• MENSAGEM: Aquilo que é comunicado, o conteúdo da comunicação é chamado de.
• CÓDIGO: É o sistema linguístico escolhido para a transmissão e recepção da mensagem.
• REFERENTE: É o contexto em que se encontram o emissor e o receptor.
• CANAL: É o meio pelo qual esta mensagem é transmitida é nomeado.
Função Emotiva / Expressiva
É centralizada no emissor. Como o próprio nome já diz, tem o papel de exprimir emoções, impressões pessoais a respeito de determinado assunto. Por esse motivo ela normalmente vem escrita em primeira pessoa e de forma bem subjetiva.
Ex.: Ah, que coisa boa!
Função Referencial
Esse tipo de linguagem é centralizada no referente. Como seu foco é o de transmitir a mensagem da melhor maneira possível, a linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele.
Ex.: " Existe um paraíso escondido no interior do país com potencial para tornar-se uma segunda Transpantaneira - a rodovia MT-060,..."
Função Apelativa
Essa função serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Centralizada no receptor, procura influenciá-lo em seus pensamentos ou ações. É particularmente utilizada nas propagandas ou outros textos publicitários, e também em campanhas sociais, com o objetivo de comover o leitor.
Ex.: Antecipe-se ao lançamento!
Função fática
Tem o objetivo de estabelecer um contato ou comunicação, não necessariamente com uma carga semântica aparente, e vem a ser utilizada em saudações, cumprimentos do dia a dia, expressões idiomáticas, marcas orais, etc.
Ex.: Como vai, tudo certo?
Função poética
Caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de linguagem, rima, métrica, etc. É semelhante à linguagem emotiva, sendo que não necessariamente revela sentimentos ou impressões a respeito do mundo.
Ex.: “... a lua era um desparrame de prata”.
Função metalinguística
Esta função está presente principalmente em dicionários.
Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da própria língua. Pode ocorrer também em poesias, obras literárias, etc.
Ex.: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado
...