Fazer Universidade: Uma Prática Metodológica
Ensaios: Fazer Universidade: Uma Prática Metodológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hanno • 2/4/2014 • 304 Palavras (2 Páginas) • 404 Visualizações
Em 1930 houve o ajuntamento de três ou mais faculdades que podia legalmente chamar-se de universidade. Em 1935 Anísio Teixeira pensa uma universidade brasileira como centro de debates livres de ideias, mas com a chegada da ditadura Vargas, em 1937, caiu por terra o sonho do extraordinário Anísio Teixeira.
Nos anos 60, Darcy Ribeiro surge como discípula de Anísio. Funda a Universidade de Brasília, com objetivo de uma reflexão nacional, sobre os problemas nacionais. Porém a ideia, novamente, não dá certo. Em 1964, houve a posse dos militares ao poder. Dessa forma, professores eram afastados ou exilados, pois não podiam refletir e/ou renovar o saber.
Na época da ditadura militar, universidades lutavam por conquistar a possibilidade de construção de uma personalidade universitária livre e crítica, aliando a ânsia do mais alto nível do saber à efetiva preocupação com os problemas nacionais, contrariando as autoridades. Portanto, ainda está viva uma tentativa de gerar, fazer nascer e crescer uma autêntica universidade brasileira. São sinais dessa conquista os esforços que fazem tantos intelectuais, dentro e fora do Brasil, de mostrar a realidade em que se move a Nação; de propor um abrir de olhos aos responsáveis pelos seus destinos.
Com essa viagem na história, podemos concretizar o termo “fazer a universidade”, pelo fato da interação do professor com o aluno e vice-versa.
Na Antiguidade Clássica havia discípulos, que ouviam e refletiam tudo que o mestre falava ou ensinava, com o objetivo de conservar e transmitir a cultura, para mais tarde, tornarem especialistas.
Na Idade Média, a universidade era um órgão de elaboração do pensamento da época, envolvendo centro de debates e discussões e a exigência de seriedade, rigor e lógica na demonstração das verdades.
No Período do Renascimento, uma postura de guardiã e defensora das verdades definidas e estáticas, para depois perceber que, conhecimento só evolui se é passível de questionamento.
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