Frase
Casos: Frase. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sinha • 28/5/2013 • 435 Palavras (2 Páginas) • 898 Visualizações
Atividade de Portfólio 3 frase
Leia o texto e faça as questões propostas a seguir.
O MONGE MORDIDO
Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
- Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
- Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.
Texto disponível em: Parábolas, Contos e Fábula. Acesso em: 6/02/2013
1. Se, de acordo com o princípio de dependência, a oração é vista como uma rede de relações hierárquicas de dependência, como se faz a descrição da estrutura da oração segundo esse princípio? Ilustre sua resposta com a análise da seguinte O monge generoso salvou o escorpião.
2. A oração abaixo é estruturalmente ambígua. Identifique e descreva essa ambigüidade, distinguindo relações de dependência diferentes para as interpretações possíveis. Represente essas relações por meio de um estema.
O monge resgatou o escorpião do rio.
3. Classifique os verbos das orações abaixo conforme expressem ação, processo, ação-processo ou estado; e identifique a função semântica (caso) associada à função sintática do sujeito.
a) O monge correu pela margem do rio...
b) Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, ...
c) Que se afogasse!
d) Não merecia sua compaixão!
e) O monge ouviu tranquilamente os comentários...
4. Identifique o caso semântico das expressões em destaque nas orações a seguir.
a) ...viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.
b)... tomou o bichinho na mão.
c) Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente no rio.
d) Foi então à margem...
e) Eles haviam assistido à cena
5. Com base nos três níveis de análise da valência, compare o emprego do verbo ARRASTAR nas orações a seguir.
I. As águas do rio arrastam o escorpião.
II. O monge arrasta o escorpião.
III. O escorpião se arrasta pela margem do rio.
IV.
...