Fundamentos Da Lingua Portuguesa
Exames: Fundamentos Da Lingua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcinha2012 • 28/9/2014 • 594 Palavras (3 Páginas) • 1.737 Visualizações
ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Prof.ª Andréia Cristina Soares
SÃO CAETANO DO SUL
01/04/2014
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SÃO CAETANO DO SUL
TÍTULO: Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
Trabalho de ATPS a banca examinadora Faculdade Anhanguera Educacional, como quesito a 1ª etapa de ATPS da Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa sob a orientação da Prof.ª Andréia Cristina Soares.
SÃO CAETANO DO SUL
01/04/13
ETAPA 1
Aula-tema: Variação linguística: conceito. As variedades do português brasileiro
(exemplos e atividades práticas).
Esta atividade é importante para que você reflita e compreenda os mecanismos
envolvidos na aquisição da língua escrita sob a ótica da linguística. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Consultar a bibliografia básica indicada no plano de ensino da disciplina Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa:• GOMES, Maria Lúcia de Castro. Capítulo 2 – Variação Linguística. In: ___________.Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2ª ed. Curitiba: Editora IBPEX, 2011 -PLT 493).
Ler o capítulo e pesquisar as diferenças entre fala e escrita.
Passo 2 (Aluno)
Confeccionar uma tabela que aponte as principais diferenças entre a linguagem e a escrita com o apoio no capítulo 02 do PLT, determinado no Passo 1. A tabela poderá ser organizada em duas categorias:
1 - Como se fala.
2 - Como se escreve.
Passo 3 (Aluno) Elaborar uma lista de palavras cuja fonética é alterada no momento da fala. Exemplo: manteiga / mantega.
Passo 4 (Equipe)
1 - Produzir em grupo uma resenha (isto é, um resumo seguido de análise crítica), entre 01 a 03 páginas, sobre o capítulo 02 do livro-texto, indicado no Passo 1.
2 - Reunir as pesquisas (listas de palavras/tabelas) e a resenha, para apresentar em um único texto ao professor.
Site sugerido para pesquisa:
• Como elaborar uma resenha. Disponível em: <http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php>. Acesso em: 04 nov. 20
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A FALA E A ESCRITA
FALA
ESCRITA
1- Como acontece sempre em um determinado contexto, as referências são claras (isto aqui, aquela coisa lá) 1– Deve ser bem especificada para criar um contexto próprio
2– O falante e o ouvinte estão em contato direto, e a interação acontece por troca de turnos 2– O eleitor não está presente quando se escreve e não há interação, escrito na conversa via internet ou telefone celular, embora não tão imediata quanto oral
3– O interlocutor é geralmente alguém especifico 3– Muitas vezes, o leitor não é conhecido pelo escritor
4 – Como existe interação
...