Fundamentos do Microempreendedorismo
Por: alinelust • 4/5/2015 • Seminário • 441 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo
e Estrutura Patrimonial
NOME | Aline Fernanda De Sousa Lustosa |
RA | 5678152511 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo
e Estrutura Patrimonial
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Joao Luiz Von Holleben.
Anhanguera Educacional
2015
Analise qual formato jurídico você escolheria para sua empresa e descreva o motivo da escolha, levando em consideração as vantagens e desvantagens relacionadas à natureza jurídica escolhida.
Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada (L.T.D.A.)
Após analise e estudo de todos os formatos juridicos de empresas, a que mais chamou minha atenção e vou falar um pouco a respeito de suas vantagens e desvantagens é a sociedade por quotas de responsabilidade limitada (L.T.D.A)
Sociedade limitada: uma ou mais pessoas tomam conta da empresa, o ponto forte dela é o controle, que fica muito mais fácil de dirigir uma empresa com sociedade fechada, e o lucro é dividido apenas entre seus donos, sem acionistas para pegarem uma parte do bolo.
No meu ponto de vista, toda empresa independente do seu formato juridico busca e visa o lucro, então no mundo globalizado que vivemos hoje o a sociedade LTDA consegue se manter muito bem.
Suas vantagens são que ela atende tanto aos interesses de empresas pequenas, e também da média empresa, e ainda suas normas e características são mais simples. Ainda, além disso, existe pouca interferência do Estado e através de reuniões ou ate mesmo assembleia, poderão definir por meio do contrato social a forma de participação, integralização do capital, administração, acordos etc.
Existem muitas vantagens e a que mais chama atenção dos empresários é a limitação da responsabilidade. Seus sócios possuem a liberdade de compor o capital social da empresa solidariamente. Isso gera ao empreendedor a segurança de seus bens particulares que não prejudicados nem mexidos.
Porém não só de vantagens vive esse tipo de sociedade, a sua desvantagem é que a sociedade limitada não é para todos, pois devido à necessidade de cotas elevado para as liberações sociais e a ausência de mecanismos para captação de recursos, ela é mais recomendável para situações em que há um quotista controlador que dispõe de capital próprio satisfatório para a realização do negócio a que se destina a sociedade.
...