Funçoes Da Lingua
Trabalho Escolar: Funçoes Da Lingua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhovah33 • 23/3/2014 • 798 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Locutor(ou emissor): é aquele que diz algo a alguém;
Interlocutor(ou receptor): é aquele com quem o locutor se comunica;
A mensagem(o texto): é tudo o que é transmitido do locutor ao interlocutor;
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O código(a língua portuguesa): é a convenção social que permite ao interlocutor compreender a mensagem;
Canal ou contato(a língua oral): é o meio físico que conduz a mensagem ao receptor;
Referente ou contexto:é o assunto da mensagem.
Funções de linguagem
Função emotiva (ou expressiva)
É aquela centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a primeira pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. Primeira pessoa do singular (eu), Emoções, Interjeições; Exclamações; Blog; Autobiografia; Cartas de amor.
Funções de linguagem
Função emotiva (ou expressiva)
Exemplos:
Oh? como és linda, mulher que passas Que me sacias e suplicias Dentro das noites, dentro dos dias? (Vinícius de Moraes)
Funções de Linguagem
Função apelativa (ou conativa)
É aquela que centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Segunda pessoa do singular, Imperativo; Figuras de linguagem, Discursos políticos, Sermões, Promoção em pontos de venda - Propaganda.
Funções de Linguagem
Função apelativa (ou conativa)
Exemplos:
Antônio, venha cá! Compre um e leve três. Beba Coca-Cola. Se o terreno é difícil, use uma solução inteligente: Mercedes-Benz.
Funções de linguagem
. Função poética
É aquela centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Subjetividade,Figuras de linguagem, Brincadeiras com o código, Poesia, Letras de música.
Funções de linguagem
Função poética
Exemplos:
Que não há forma de pensar ou crer De imaginar sonhar ou de sentir Nem rasgo de loucura Que ouse pôr a alma humana frente a frente Com isso que uma vez visto e sentido Me mudou, qual ao universo o sol Falhasse súbito, sem duração No acabar.. (Fernando Pessoa)
Funções de Linguagem
Função referencial (ou denotativa)
É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a
...