Lingua Brasileira De Sinais
Casos: Lingua Brasileira De Sinais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: decio167 • 3/4/2013 • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 1.612 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO
Curso Pedagogia Período Letivo 2011/2
Semestre 2º Sem Disciplina Língua Brasileira de Sinais
Nome Tutor Presencial
Nome Professor EAD Ana Maria Ribeiro da Rocha
Nome Aluno(a)
RA
ORIENTAÇÕES
Leia as questões abaixo e responda individualmente.
Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:
1) Seu nome e seu RA
2) Nome do tutor presencial
3) Nome da disciplina
4) Nome do professor EAD
5) Conteúdo das respostas das questões
6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle
7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle – 28 de novembro de 2011 à 02 de dezembro de 2011
Lembrem-se !
Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, 28 de novembro de 2011 à 02 de dezembro de 2011, impreterivelmente.
A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).
Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Língua Brasileira de Sinais
Questões Dissertativas
1) A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de conhecer as principais abordagens educacionais, propomos a realização da questão 5 do caderno de atividades, p. 229, a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema. (0,5)
Você percebeu que ao longo da história, diferentes representações sobre as pessoas surdas e a presença ou proibição, parcial ou total, da língua de sinais construíram as principais abordagens educacionais da Educação de surdos no mundo. Agora defina cada uma delas; (0,5)
Oralismo:
Comunicação Total:
Bilinguísmo:
Resposta: Oralismo visa à integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral.
Bilingüismo sinais e escritas ao mesmo tempo a definição de bilingüismo não é um consenso aceito por todos.
Comunicação Total define-se como uma filosofia que requer a incorporação de modelos auditivos, manuais e orais para segurá-la a comunicação.
Partindo de definições gerais para definição segundo critérios específicos combináveis entre si, como ‘’idade de aquisição’’ ‘’manutenção de primeira língua’’ ‘’ status das línguas envolvidas’’. Mostrando como cada critério pode estar relacionado à diferença conseqüências em contexto especificam, geridos por conceitos relativos á surdez, a língua e a cultura dos surdos.
3) Para nos aprofundarmos em relação à legislação que regulamenta a Libras, propomos a realização da questão 3 do caderno de atividades, p. 237 , a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema.
3. A Lei 14.436/02 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – foi regulamentada pelo decreto 5.626. em 22 de dezembro de 2005. Faça um mapeamento do documento preenchendo o quadro a seguir: (0,5)
DECRETO N°5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005
TEMA: SÍNTESE
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS):
A formação de docentes para o ensino de Libras:
O ensino/uso de Libras e Língua portuguesa na educação de deficientes auditivos:
Formação de tradutor e intérprete de Libras:
As garantias de acesso à educação dos deficientes auditivos:
As garantias de saúde dos deficientes auditivos:
O papel do Poder Público e das Empresas no uso e na difusão de Libras:
Resposta: A língua Brasileira de sinais (Libras):
È reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais- Libras- e outros recursos de expressão e ela associados.
A formação de docentes para o ensino de Libras:
Esta lei entrou em vigor na data de sua publicação. Brasília, 24 de abril de 2002: 181° da independência e 114º da Republica.
O ensino/uso de Libras e Língua portuguesa na educação de deficiente auditivo:
Nos próximos dez anos a partir da publicação deste Decreto, caso não haja docente com titulo de pós – graduação ou de graduação em libras para ensino dessa disciplina em curso de educação superior, ela poderá ser
...