GESTÃO DO CONHECIMENTO
Casos: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinedp2013 • 13/9/2013 • 8.813 Palavras (36 Páginas) • 289 Visualizações
Definição de Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento (GC), representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas àpromover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo dos saberes individuais e coletivos das pessoas quetrabalham em uma comunidade. Praticada de forma consciente ou informal, a GC é uma atividade fundamental noprocesso de maturação de uma organização, pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade. Elacontribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e
para construir o seu patrimônio principal: o corpus humano com uma inteligência direcionada para o cumprimento desua missão na sociedade. A GC também facilita a construção de um modelo de maturidade adequado para aorganização e permite o desenvolvimento colaborativo dos recursos humanos e materiais necessários para ocrescimento coletivo de acordo com esse modelo. Este documento descreve os conceitos básicos e as principaistendências da Gestão de Conhecimento, tendo como foco os seguintes aspectos: processos, áreas desconhecimento, organização, infra-estrutura tecnológica, gerenciamento e fatores chave de sucesso. Também são apresentados conceitos de Workflow, uma ferramenta de suporte tecnológico necessária para a implantação de umaestratégia de Gestão do Conhecimento
CONCEITO
Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.
Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.
As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.
A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia.
Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo.
O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.
Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa.
É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores as pessoas e à empresa.
A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que adotam o Knowledge Management.
Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades.
Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz adiferença.
Com a Gestão do Conhecimento temos a “venda” do projeto para todos os colaboradores; a importância do treinamento, a educação; todos participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos os níveis afetados.
A Knowledge Management, vem de encontro com o capital intelectual e a Tecnologia da Informação; sendo que precisamos reorganizar esses valores, que muitas vezes se encontram dispersos.
Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor.
COMPARAÇÃO
CONCEITO CONCEITO
A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização(NONAKA e TAKEUCHI, 2008).
A GC se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, uso, disseminação, correção, compilação e reutilização do conhecimento(ROSSETTI e MORALES, 2007).
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
A. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Criando uma visão geral do conhecimento eficaz na organização e comunicar essa visão organizacional até que os membros comecem a executa-la e com o conhecimento que temos hojeé bem diferente do que tínhamos na época Industrial,devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de Informação.
B. Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Tem que se fazer todos os colaboradores acreditem na idéia e crê na mesma crença q a empresa tem, através do aperfeiçoamento do conhecimento se pode ter um aumento significativo na empresa e se todos adotarem esse mesmo conceito haverá um crescimento significativo que ajudara a todos e no lucro da mesma.
C. Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Fazer com que os funcionários mais velhos de casa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização e para que os funcionários que se desliguem da empresa por algum motivo não impactem no desenvolvimento das atividades.
E com isso as informações fiquemsempre atualizadas
D. Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento-Processo
* Socialização: Compartilhar
...