Helena - Machado De Assis
Trabalho Universitário: Helena - Machado De Assis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: manujrr • 7/11/2013 • 382 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
Helena, de Machado de Assis
- O autor:
* Escola Romântica e Realista (nesta, as principais obras);
* maior escritor brasileiro de todos os tempos;
* análise psicológica das personagens;
* descrição pessimista da sociedade carioca de seu tempo.
- A obra:
* data de publicação: 1876;
* foco narrativo: 3ª pessoa onisciente;
* fase romântica de Machado de Assis;
* não obedece a todos as características idealizadoras do Romantismo;
* adultério; amor proibido; filha bastarda; preconceito social; interesse financeiro.
- Observações sobre o enredo de Helena:
* Conselheiro Vale falece. Em seu testamento, deixa parte de sua herança para uma filha bastarda até então desconhecida pelos familiares que com ele viviam. Trata-se da protagonista Helena, que deveria, ainda segundo o testamento, morar na casa da família Vale.
* Dona Úrsula, irmã do conselheiro, a princípio não simpatiza com Helena; Estácio, porém, recebe a irmã com alegria, inclusive por se trata de uma vontade do pai. Dr. Camargo, médico amigo da família, também não demonstra afeto por Helena.
* Dona Úrsula acaba por aceitar a presença de Helena ao decorrer romance, principalmente por causa da dedicação e prestatividade desta.
* Estácio estava por casar-se com Eugênia, filha de Dr. Camargo (interessado pela herança que a filha receberia). Helena noiva com Mendonça, amigo de Estácio, enquanto este viajava com Eugênia. Frise-se que Helena não amava Mendonça.
* Algumas visitas de Helena a uma casa simples levantam suspeita em Dr. Camargo; decepção e ciúme em Estácio, o qual passou a crer que a irmã não correspondia aos encantos que aparentava. Detalhe para o fato de que o primeiro a compreender os reais sentimentos entre Estácio e Helena se trata do padre Melchior.
* A história passada de Helena é revelada: as visitas à casa simples eram para que ela pudesse ver seu pai verdadeiro. O conselheiro Vale, ao se envolver com a mãe da protagonista, acreditava que Salvador, pai de Helena, estava morto. Devido a isso, tomou a criança como filha e, posteriormente, incluiu-a no testamento.
* Mesmo após a verdade ser revelada a Estácio, Helena considera melhor que não fiquem juntos, visto que esclarecer toda a história à sociedade seria desastroso. Nesse caso, a ideia de casar-se com Mendonça novamente ganha força, porém é interrompida pela morte de Helena.
* Estácio beija a sua "irmã" antes de ela morrer e conclui, ao padre Melchior, que a morte dela o faz sucumbir também.
...