Conto de escola, Machado de Assis
Resenha: Conto de escola, Machado de Assis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camila567 • 23/5/2013 • Resenha • 280 Palavras (2 Páginas) • 1.703 Visualizações
Conto de escola, Machado de Assis
"Conto de Escola" é narrado em primeira pessoa por um narrador personagem, Pilar . Que conta seu primeiro contato com a corrupção e a delação. O conto segue a tradição do estilo com que Machado de Assis se apresenta como memorialista.
O personagem tem sua lição de vida, através da corrupção e da delação, recebendo seu castigo e levando-o a reflexão e ao arrependimento, mas deixando bem claro que “cada um tem seu preço”, que o ser humano sempre acaba se vendendo.
No conto, Pilar se caracteriza como :
Narrador personagem: além de contar a história em primeira pessoa, faz parte dela, sendo por isso chamado de personagem. É marcado por características subjetivas, opiniões em relação aos fatos ocorridos, sendo assim uma narrativa parcial, já que não se pode enxergar nenhum outro ângulo de visão. A narrativa é dotada de características emocionais daquele que narra. Esse tipo de personagem tem visão limitada dos fatos, de modo que isso pode causar um clima de suspense na narrativa. O leitor vai fazendo suas descobertas ao longo da história junto com a personagem.
Narrador protagonista: o narrador é a personagem principal da história. Todos os acontecimentos giram em torno de si mesmo, e por isso a narrativa é a mais impregnada de subjetividade. O leitor é induzido a compartilhar dos sentimentos de satisfação ou insatisfação vividos pela personagem, o que dificulta ainda mais a visão geral da história.
Trecho do Livro:
“Na semana anterior tinha feito dois suetos, e, descoberto o caso, recebi o pagamento das mãos de meu pai, que me deu uma sova de vara de marmeleiro. As sovas de meu pai doíam por muito tempo...”
...