TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Matemática

Tese: História da Matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Tese  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construções de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.

A história da matemática é uma área de estudo dedicada à investigação sobre a origem das descobertas da matemática e, em uma menor extensão, à investigação dos métodos matemáticos e aos registros ou notações matemáticas do passado.

Anteriormente à modernidade e à expansão mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemáticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.)1 , o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.)2 e o Papiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.). Todos estes textos versam sobre o então chamadoTeorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria.

A contribuição greco-helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata3 . O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos, os quais cunharam o termo "matemática" a partir do termo μάθημα (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento"4 . A matemática chinesa fez contribuições já muito cedo, incluindo osistema de notação posicional5 6 . O sistema númerico indo-arábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica7 8 . A matemática islâmica, por sua vez, desenvolveu e expandiu a matemática conhecida destas civilizações9 . Muitos textos gregos e árabes sobre matemática foram então traduzidos ao latim, o que contribuiu com o desenvolvimento da matemática na Europa medieval.

Dos tempos antigos à Idade Média, a eclosão da criatividade matemática foi frequentemente seguida por séculos de estagnação. Começando no Renascimento, no século XVI, novos progressos da matemática, interagindo com as novas descobertas científicas, foram realizados de forma crescente, continuando assim até os dias de hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

Aqui.O que estes documentos mencionam a respeito da história da matemática no período conhecido como Brasil imperial (1822-1889). Existem condições de manifestar a importância sobre o antigo Egito em nosso pais , indicado pelo imperador Dom Pedro I posteriormente intensificar por seu filho Dom Pedro II. Ambos constituíram para o nascimento de hoje e chamada Egiptologia Brasileira.

Não se pode ao certo quanto a autoridade egípcia permaneceu no meio das pessoas da época , mais é nesse contexto que Eugênio de Barros Roja Gabaglia ,Pedro professor de matemática do colégio Pedro II, no Rio de Janeiro , no inicio do seus estudos sobre um papiro egípcia Compila seu trabalho no livro o mais antigo documento matemático conhecido (Papyro Rhind), publicado em 1899. Desse modo ,neste projeto pretende-se preparar para considerar coes sobre obra a partir de composições com o livro lhe Rhind.

Entender o contexto histórico no qual o livro foi escrito e tornar sua importância ,já que é tido como sendo o primeiro livro que se dedica á história da matemática escrito por um ATOR Brasileiro . A história da matemática no Brasil papiro Rhind Eugenio de Barros Raja Gabaglia muitas elementos que e fornecido a informações para a escrita da história apresentam direcionamentos e representa de uma forma de pensamentos seja ela politica , filosóficos ou cunho social.

Os objetivos da estatísticas e portabilidade , ou o tratamento da informação para educação básica. No âmbito escolar, a educação da matemática e vista como uma linguagem que tem qualidade de estabelecer suas diferenças . Como atividade de matemática que a educam nas quais aos manipula-las ele construa a aprendizagem de formas significativas, pois o conhecimentos matemático se manifesta com uma estratégia para realizar a intermediações criados pelos Homem , ente sociedade e natureza .

Mas a nação disse conhecimento pelos alunos ainda está muitos longe a pratica do desenvolvida por muito professores ainda relativo á tradição a pratica deles não leva seus alunos constituir uma aprendizagem voltado para realidade na qual seus alunos pratiquem .As criticas a cerca do resultados negativos do ensino da matemática leva os professores comprometidos com a educação da matemática na serie do inicio do ensino fundamental buscam o caminho para resolver deficiência apresentadas pelos alunos ,eles buscam a ensinar a matemática voltando a realidade do aluno. A criança e o jovem gosta de movimentar conversar perguntar ,rabiscar ,brincar ,colorir ,contar ,jogar e principalmente, agir .Na educação da matemática todas essas ações que a criança ou jovem adoram tornam –se veiculares estipulam para o aluno aprender.

Conteúdos das educações básicas que envolvam lógicas matemática. Ainda que saibamos que a problemática do livro didático no Brasil seja complexo ,uma vez que compreender a formação de professores ,propostas curriculares regionais bastante distintas ,questões comerciais das editoram e mais recentemente as avaliações do ministro de educação e cultura (MEC) pensador que um olhar recomeçando para o ensino fundamental , auxiliar quer perceber que da concepção do ensino de probabilidade e estatísticas que predominam em nossa escola concordância com as parâmetro curriculares nacionais elaborado e publicados e publicados pela SEF/MEC ,esse proposição estão recomentados nas bloco de conteúdos ‘’tratar de informações do currículo de matemática .Nesse bloco além da probabilidade e da estatísticas inclui-se a combinatória , considerado que tais os assuntos possibilitam o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com