INFOMATIVO ENAD
Artigo: INFOMATIVO ENAD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaianny • 20/10/2014 • 9.942 Palavras (40 Páginas) • 269 Visualizações
Informações básicas sobre o exame do ENADE
Data da prova: 25 de novembro às 13:00 horas no local a ser informado pelo INEP/MEC
Atenção: verifique o local da prova e organize para estar lá às 12:15 min., com o documento de identidade com foto e caneta preta.
Legislação: Portaria Inep nº 6 de 14 de março de 2006 (www.inep.gov.br)
Obrigatoriedade: o aluno que não comparecer à prova não cola grau: O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular em relação a essa obrigação. A expedição do diploma está condicionada a situação regular junto ao MEC.
Autorização para concessão do FIES está relacionada a nota de aproveitamento do ENADE. O FIES é concedido aos alunos de instituições que obtiveram rendimento de 3 a 5 no ENADE.
Questionário Socioeconômico: “O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 25 outubro a 25 de novembro de 2012, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.”
Este preenchimento será realizado pelos alunos no Laboratório de Informática da Universo nos dias 30 e 31 de outubro.
Dicas e sugestões para resolução da prova do ENADE: atenção pois a caneta deverá ser da cor preta.
Em razão das questões objetivas de conhecimento específico – área jurídica - ter uma pontuação maior na prova, resolva-as primeiro: questões 9 a 35.
Depois passe às questões objetivas de formação geral: questões 01 a 8.
Após resolver as objetivas, analise as três questões discursivas de componente específico e por fim as duas de formação geral.
A prova inicia às 13 horas, com quatro horas de duração. Sendo assim, até as 15 horas você deverá terminar a resolução das questões 35 questões objetivas, tendo em média 3 minutos e 30 segundos para cada uma.
Você terá 1 hora e trinta minutos para resolver as 5 questões discursivas, iniciando pelas de formação específico.
Ao redigir, elabore períodos curtos ( frases curtas) , escreva de maneira objetiva a responder os itens dos temas abordados.Verifique se a letra está legível, bem como se a ortografia e acentuação das palavras estão de acordo com as regras ortográficas.
Às 16 horas e 30 minutos você deverá passar o gabarito a limpo, primeiro a lápis e depois a caneta preta, conferindo para que nenhuma resposta seja deixada em branco.
-Questões de Formação Geral do ENADE/2011:
1) QUESTÃO 1
Retrato de uma princesa desconhecida
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino
ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.
No poema, a autora sugere que
A) os príncipes e as princesas são naturalmente belos.
B) os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.
C) a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.
D) o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.
E) o exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.
QUESTÃO 2
2) Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV. O maior problema
...