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Introdução Ao Trovadorismo

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Por:   •  28/9/2013  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  641 Visualizações

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AULA 01 – LITERATURA

PROFª Edna Prado

INTRODUÇÃO

Periodização da Literatura em Portugal e no Brasil:

A história da literatura portuguesa, tal qual conhecemos hoje, tem

início em meados do século XII, quando Portugal se constitui como um

estado independente.

Os mais de oito séculos de produção literária portuguesa são

divididos em três grandes eras:

• ERA MEDIEVAL

• ERA CLÁSSICA

• ERA ROMÂNTICA OU MODERNA

Em função dos estilos individuais dos artistas (maneira particular

de utilizar a língua), do contexto histórico e das tendências de cada

período, estas eras literárias foram subdivididas em fases menores,

chamadas Estilos de Época ou Escolas Literárias, conforme vemos

no quadro abaixo:

PRODUÇÃO LITERÁRIA LUSO-BRASILEIRA: QUADRO CRONOLÓGICO

PORTUGAL BRASIL

TROVADORISMO 1189

HUMANISMO 1418

1500 TEXTOS INFORMATIVOS

CLASSICISMO 1527

BARROCO 1580

1601 BARROCO L

ARCADISMO 1756

1768 ARCADISMO

ROMANTISMO 1825

1836 ROMANTISMO

REALISMO/NATURALISMO 1865

1881 REALISMO/NATURALISMO/

PARNASIANISMO

SIMBOLISMO 1890

1893 SIMBOLISMO

1902 PRÉ-MODERNISMO

MODERNISMO 1915

1922 MODERNISMO

A história da literatura brasileira, como não podia deixar de ser,

está intimamente ligada à história literária de Portugal e também dividise

em eras histórico-literárias, tendo como marco de separação a

independência da colônia:

• ERA COLONIAL

• ERA NACIONAL

Esta delimitação cronológica, recurso puramente didático, não

deve ser entendida de forma rígida, como se as Escolas fossem

compartimentos estanques presos a certas datas arbitrariarmente

estabelecidas. Ao contrário, um mesmo autor pode apresentar

características de várias escolas, independentemente da época e, as

datas representam apenas marcos históricos, isto porque, sempre há

um período de transição entre a ascensão de um Estilo e o declínio de

outro.

ERA

MEDIEVAL

ERA ROMÂNTICA/ ERA

MODERNA

ERA

COLONIAL

ERA

NACIONAL

TROVADORISMO

O início das chamadas literaturas de línguas modernas ocorre com

a produção dos poetas da Idade Média, conhecidos como trovadores. O

termo trovador origina-se de trobadour, que significava “achar”,

“encontrar”. Cabia ao poeta “encontrar” a música e adequá-la aos

versos. Neste período as composições eram basicamente compostas

para serem cantadas ao som de instrumentos como a lira, a cítara,

harpa ou viola, daí serem chamadas de cantigas.

Os artistas medievais eram classificados em:

• Trovador – geralmente nobre, possuidor de uma cultura

erudita, não recebia por suas composições;

• Jogral – compositor, saltimbanco ou ator que recebia por suas

apresentações;

• Segrel – fidalgo decaído que apresentava-se nas cortes, em

troca de dinheiro, juntamente com seu jogral. Pode ser

considerado um trovador profissional;

• Menestrel – artista que servia a uma determinada corte;

• Jogralesa ou soldadeira – moça que acompanhava os artistas

dançando, cantando e tocando castanholas.

O primeiro texto literário português que se tem registro é a

“Cantiga da Guarvaia” ou “Cantiga da Ribeirinha” (1189 ou 1198),

cantiga de amor de autoria de Paio Soares de Taveirós.

I - CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL

O séculos XI e XII são marcados pelo feudalismo, no plano

político-econômico e pelo espírito teocêntrico (deus como o centro de

todas as coisas), no plano religioso. A sociedade medieval, composta

basicamente pelo clero, nobreza e camponeses, estava estruturada

numa relação de suserania e vassalagem, através da qual os vassalos

(povo) serviam e obedeciam ao suserano (senhor feudal) em troca de

proteção e assistência econômica. Tal estrutura era mantida graças ao

teocentrismo,

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