Introdução às Ciências Sociais
Seminário: Introdução às Ciências Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raspuchik • 23/11/2013 • Seminário • 828 Palavras (4 Páginas) • 436 Visualizações
Aula-tema 01: Introdução ao estudo das Ciências Sociais
As Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade garantida pela utilização do método científico. No contexto das Ciências Sociais verificam-se divisões em campos especializados, tais como a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política, entre outros.
A Sociologia, que surgiu no século XIX e é considerada a "mãe" de todas as Ciências Sociais, consiste no estudo científico e sistemático do comportamento humano que é construído pela sociedade, bem como no estudo das interações entre os homens. Sendo assim, os sociólogos examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados e, então, fundamentam as explicações sociológicas que permitem a visualização da conexão entre as dificuldades particulares dos indivíduos e os problemas sociais. Vale destacar que uma das características mais importantes da Sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada ou a estratificação social.
Na Sociologia e nas Ciências Sociais, de maneira geral, tem-se a particularidade de que o assunto ou objeto de que tratam se confunde com o próprio ser humano que é, ao mesmo tempo, observado e observador. Considerando isto, é preciso buscar constantemente a objetividade nas análises desenvolvidas, ou seja, o cientista social deve ver e aceitar os fatos como são e não como desejam que os fatos sejam.
A objetividade do cientista social, por sua vez, se associa diretamente à utilização metódica de técnicas de pesquisa social. Entres os métodos que podem ser aplicados nas investigações sociais estão: método histórico, método comparativo, o estudo de caso ou monográfico e estatístico.
Destaca-se, ainda, que a Sociologia surgiu, em grande parte, devido aos abalos na sociedade ocasionados pela Revolução Industrial, bem como por causa da evolução das formas de pensamento dos indivíduos que se somaram ainda aos problemas sociais, que eclodiram a partir da industrialização.
Neste contexto se destaca Auguste Comte, pai da Sociologia como Ciência e do Positivismo como forma de pensamento que versava sobre a preservação da ordem na nova sociedade industrial e capitalista, que posteriormente influenciou também o pensamento de Émile Durkheim. Por outro lado, Karl Marx lançou o chamado marxismo que se propunha a justamente fazer uma crítica radical ao novo tipo de ordem social, colocando em evidência seus antagonismos e contradições.
Passam-se, assim, a acumular nomes importantes para a Sociologia e sua fundamentação como ciência. Além de Comte, Durkheim e Marx, é fundamental falar de Hebert Spencer e Max Weber. Pensando especificamente no contexto brasileiro, é necessário citar Gilberto Freyre e Florestan Fernandes como pensadores influentes no século XX.
Portanto, as Ciências Sociais e a Sociologia, por meio de seus teóricos, ajudam na tradução e compreensão do universo social e das relações humanas como um todo. São indispensáveis para a visão consciente e crítica de cidadãos e profissionais, devendo ser então valorizadas e estudadas em nome de uma melhor visão do presente e de uma sucedida construção.
Conceitos Fundamentais
Ciência – utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para a realização de estudos.
...