João E O Pé De Feijão
Artigo: João E O Pé De Feijão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavinhagalo • 22/10/2014 • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 379 Visualizações
Roteiro do Trabalho
1- Titulo da obra: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Joaquim Maria Machado de Assis
Dados biográficos do autor: Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, e faleceu no dia 29 de setembro de 1908, em sua cidade natal. Mulato e pobre, foi vítima de preconceito, perdeu a mãe ainda na infância e foi criado pela madrasta. Superando todas as dificuldades da época tornou-se um grande escritor e um dos principais nomes da literatura brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Entre suas principais obras estão: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Dom Casmurro”.
Resumo: Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. Dessa perspectiva, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele. De sua infância, registra apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o comportamento de menino endiabrado, que o fazia maltratar o escravo Prudêncio e atrapalhar os amores adúlteros de uma amiga da família, D. Eusébia. Da juventude, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela.
Depois de retornar de uma temporada de estudos na Europa, vive uma existência de moço rico, despreocupado e fútil. Conhece a filha de D. Eusébia, Eugênia, e a despreza por ser manca. Envolve-se com Virgília, uma namorada da juventude, agora casada com o político Lobo Neves. O adultério dura muitos anos e se desfaz de maneira fria. Brás ainda se aproxima de Nhã Loló, parenta de seu cunhado Cotrim, mas a morte da moça interrompe o projeto de casamento.
Desse ponto até o fim da vida, Brás se dedica à carreira política, que exerce sem talento, e a ações beneficentes, que pratica sem nenhuma paixão. O balanço final, tão melancólico quanto a própria existência, arremata a narrativa de forma pessimista: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.
2- Personagens principais e suas características:
Brás Cubas: é o filho abastado da família Cubas e o narrador do livro. Conta suas memórias, escritas após a morte. Por isso, é o responsável pela caracterização de todos os demais personagens. Peralta quando criança, mimado pelo pai, irresponsável quando adolescente, tornou-se um homem egoísta.
Marcela: primeiro amor de Brás Cubas é uma prostituta de elite. Mulher sensual, mentirosa e ambiciosa, ganha muitas jóias do então adolescente Brás Cubas. Contrai varíola e fica feia.
Virgília: filha de político é o segundo amor de Brás Cubas. Mulher bonita, ambiciosa que parece gostar sinceramente de Brás Cubas, mas não se revela disposta a romper com sua posição social ou dispensar o conforto e o reconhecimento da sociedade.
Eugênia: é filha de Eusébia e Vilaça, casal que Brás Cubas flagrou, quando criança, namorando atrás de uma moita. Por isso, é chamada de a “flor da moita” pelo protagonista. É uma moça séria, tranquila, dotada de olhos negros e olhar franco.
Nhã Loló: última possibilidade de casamento para Brás Cubas, moça simples, que morre de febre amarela aos 19 anos.
Lobo Neves: casa-se com Virgília e tem uma carreira política sólida. No entanto, sofre o adultério da esposa com Brás Cubas. É um homem frio, calculista, ambicioso e muito supersticioso.
Quincas Borba: amigo de infância de Brás Cubas, desde criança tinha um temperamento ativo e exaltado. Quando adulto passa pelo estado de mendigo, evoluindo depois para filósofo. Desenvolve um sistema filosófico, denominado Humanitismo, que pretende superar e suprimir todos os demais sistemas até se tornar uma religião.
Dona Plácida: empregada de Virgília é confidente e protetora de sua relação extraconjugal.
Nhonhô: filho de Virgília
Sabina: é irmã de Brás Cubas e valoriza mais a posição social do que a amizade e os laços de parentesco.
Cotrin: marido de Sabina é interesseiro e um cruel traficante de escravos.
Qual a personagem lhe chamou atenção: Toda equipe entrou em um acordo, e o personagem
...