Justiça
Pesquisas Acadêmicas: Justiça. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: livia2015m • 3/3/2015 • 370 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Questão I
Cena Observação
O juiz não nota que o acusado de furto, a quem está interrogando, é paraplégico.
A Constituição Brasileira, em seu artigo 5º, inciso LIV, preceitua: “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”.
Considerando a observação, discorra sobre a cena.
Questão II
Cena Observação
As cenas gravadas na Polinter mostram celas superpovoadas, verdadeiros depósitos de gente, tratamento degradante dispensado aos presos.
A Constituição Brasileira, em seu art. 5º, inciso XLIX, diz: “é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral”.
Comente, considerando o paradoxo entre a cena e a observação.
Questão III
Cena Observação
Uso de expressões “INCREPADO”, ao invés de acusado, réu, denunciado; “DE CUJUS “(latim), que significa morto, falecido; e de “ARTÉRIA” no lugar de rua.
Edmundo Dantes Nascimento (1992:XII) preconiza que “a linguagem é um meio de transmissão de ideias. Quanto melhor for o meio, melhor será a transmissão. Em Direito, a transmissão terá que ser perfeita, a fim de alcançar seus altos objetivos”.
Considerando a observação e a cena, fale a respeito dessa incoerência praticada pelos magistrados.
Questão IV
Cena Observação
A formalidade que impera no Poder Judiciário.
A disposição da mobília, onde cada um deve se sentar, a posição central e de nível elevado do magistrado, que alerta ao réu que a posição da cadeira não pode ser alterada e que as mãos devem ficar sobre a mesa, são formalidades necessárias ao bom andamento processual?
Responda ao que se pergunta na observação.
Questão V
Cena Observação
Condenação sem provas concretas.
Na audiência de oitiva das testemunhas, restou claro que não havia prova concreta contra Alan. O magistrado sentenciou com base nos depoimentos das testemunhas - policiais militares. Sentenças que se fundamentam tão somente nos depoimentos dos policiais que prenderam em flagrante o réu, colocando em caixa alta e negrito a circunstância de que o acusado confessara na delegacia o crime a ele atribuído, parecem demonstrar
...