LITERATURA INFANTO-JUVENTUDE: ABERTURA DE NOVOS MUNDOS
Projeto de pesquisa: LITERATURA INFANTO-JUVENTUDE: ABERTURA DE NOVOS MUNDOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: iracema121 • 25/11/2014 • Projeto de pesquisa • 5.242 Palavras (21 Páginas) • 468 Visualizações
LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h
UNIDADE 1
LITERATURA INFANTO-JUVENIL:
DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Elabore um texto (aproximadamente 20 linhas) sobre o contexto histórico-cultural do surgimento da Literatura Infantil, destacando a relação existente, na referida época, entre família e escola. Anote as referências do material utilizado para a produção de seu texto.
R: A Literatura Infantil surgiu das narrativas dos irmãos Grimm. Os Irmãos Grimm, vão a campo pesquisar sobre mitos e fantasias em temas comuns da Época Medieval pesquisando sobre as narrativas de lendas e sagas germânicas, como as histórias não eram para as crianças os pesquisadores enquadraram-nas como leituras infantis. Enquanto isso na Europa a literatura surge juntamente com a burguesia onde as crianças nobres eram educadas com a leitura de obras clássicas da época e as crianças pobres tinham contato com as lendas e contos folclóricos populares.A literatura infantil em seu surgimento foi dividida em duas partes, a oral usada pelas mães para contar as lendas a seus filhos e assim se comunicar com eles, em seguida a escrita.A partir do século XVIII, a criança passa a ser considerado um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, havendo então o distanciamento da vida “adulta” e recebendo uma educação diferenciada, que a preparasse para essa vida. Entre os anos de 1628 a 1703 a literatura fica marcada com alguns livros conhecidos até hoje e escritos por Perrault,os contos de fada conhecidos atualmente surgiram na França, ao final do século XVII, que editou as narrativas folclóricas contadas pelos camponeses, retirando passagens obscenas de conteúdo incestuoso e canibalismo. e após isso muitos escritores surgem com seus livros infantis. No Brasil a literatura fica marcada a partir do Sec XX com o surgimento de alguns escritores com temas totalmente para as crianças, e o surgimento de Monteiro Lobato que se torna grande expressão na história infantil fazendo o passado submergir no presente. Lobato cria um arsenal de literaturas escritas por ele necessárias para as crianças, que diante de tantas obras com qualidade rara acaba por encantar não só os pequeninos, mas os adultos também, com personagens elaborados com critério afim de contribuir para a formação pessoal de seus leitores. Com uma obra diversificada quanto a gêneros e orientação.
2. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Acesse: http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm. Leia o que a escritora Fanny Abramovich escreveu sobre o escritor. Em seguida, faça um resumo das principais ideias, destacando cinco que você julgar mais importantes.
R: A escritora destaca nas suas cartas a importância da leitura primeiramente e com certeza uma boa leitura, para ela ler Monteiro Lobato mudou sua vida. Um dos fatos importantes notados aqui é a vontade que ela teve de não parar de ler, o que mostra que os livros lhe prenderam através do entusiasmo da leitura e a curiosidade de mais uma história.Em segundo lugar as fantásticas invenções do autor sobre seus personagens, com que tranqüilidade ele criava em cada livro uma nova história com novos integrantes fabulosos, desta forma surge a vontade de ler e ler ainda mais. Depois de tudo a clareza com que Lobato descreve os lugares onde ocorriam as histórias como no fundo do mar, um mundo imaginário, mas, claramente descrito convidando os leitores a viajar com ele. A escritora Fanny destaca sua vontade de viver a vida de alguns personagens morando no Sitio do Pica-pau Amarelo, talvez para fugir deste mundo que de fantástico não tem nada, pois a realidade é bem dura. Lobato as melhores pessoas morando num só lugar, mas cada um com sua história em particular, como a narizinho que era órfã, e a avó que fazia seu papel de mimar seus netos, a tia Nastácia que trazia à tona a realidade do preconceito humano, é um moleque levado como Pedrinho, mas era amado por todos. Na verdade a escritora descreve uma vontade grandiosa de viver em mundo de fantasia para fugir da real situação de um mundo “real”, pois a leitura é isso, diante de tanta fantasia o leitor entra na história para viver um contos de fadas, viajar e ser feliz em meio a tantos personagens imaginários de Lobato, porém personagens que ensina e são exemplos da realidade e modelos a serem seguidos pelas crianças e pelos adultos.
3. Explique e justifique a importância de Monteiro Lobato para a nossa literatura.
R:Não há como discutir literatura Infantil brasileira sem destacar a importância da produção literária de Monteiro Lobato, suas obras encantavam não só as crianças, mas também os adultos. Com o surgimento de Monteiro Lobato e sua proposta inovadora na literatura infantil, a criança passa a ter vontade e voz.Monteiro Lobato fez o passado submergir no presente,fazendo um novo caminho criador e fértil de que a nossa literatura necessitava.
4. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta Unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?
R:Significa propor discussões e reflexões sobre o desenvolvimento da leitura infanto juvenil e sua escolarização, valores, limitar comportamentos, condicionar os comportamentos dos alunos, ensinando como a criança deve agir e se comportar.
5. Pesquise em outros sites sobre Charles Perrault. Em seguida, escolha um de seus contos listados em http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/charles-perrault.html, leia-o e elabore três questões de interpretação de texto. Se necessário, revise a teoria sobre a diferença entre compreensão e interpretação, estudada no Módulo LC.
O Gato de Botas
Era uma vez um moleiro muito pobre, que tinha três filhos. Os dois mais velhos eram preguiçosos e o caçula era muito trabalhador.
Quando o moleiro morreu, só deixou como herança o moinho, um burrinho e um gato. O moinho ficou para o filho mais velho, o burrinho para o filho do meio e o gato para o caçula. Este último ficou muito descontente com a parte que lhe coube da herança, mas o
...